Novo portal do Governo para aprofundar relação com os cidadãos

ouvir notícia

O novo site foi ontem colocado on-line e visa dinamizar a relação dos portugueses com o Governo, tornar o acesso a informação mais fácil e intuitivo e tem algumas funcionalidades que o Governo espera que fomente a cidadania ativa

O Governo colocou on-line um novo portal de comunicação com os portugueses com o endereço: portugal.gov.pt.
Este é um instrumento que o Governo considera importante na dinamização da relação com os portugueses e que visa a eliminação dos sites ministeriais a par de uma redução de custos e simplificação de processos.
Com este novo ponto de encontro eletrónico, o Governo pretende que a informação esteja organizada de forma mais simples e clara.
O site inclui algumas novidades e destaca uma área onde os portugueses podem criar o “seu Movimento” permitindo que o movimento ais votado venha a ter uma audiência com o Primeiro-Ministro. “Esta é a maior inovação do novo Portal do Governo, uma plataforma que permite a cada cidadão defender uma causa em que acredite, criando um movimento próprio e promovendo-o através do Facebook.
Todos os movimentos estarão disponíveis no Portal, onde qualquer pessoa poderá apoiar as causas que acredita e participar no debate para um Portugal melhor”, lê-se no comunicado divulgado.
“Para onde vão os seus impostos?” é outra das áreas destacadas neste site onde os contribuintes podem utilizar um simulador de impostos e saber onde esse dinheiro é investido. Para o efeito, o contribuinte deve introduzir dados relativos ao seu estado civil, ao seu rendimento e o número de filhos.
Os vários sites dos ministérios estão agrupados neste portal do Governo e o sistema foi criado por forma a que o cidadão possa encontrar de forma rápida e intuitiva a informação que procura e ser encaminhado para a página onde pode resolver o assunto que pretende tratar.
O portal foi ainda concebido por forma a permitir que cada português possa personalizar o portal de acordo com os temas que considera prioritários e ainda divulgar informação que considere pertinente através do Facebook.
“De modo a tornar o Portal do Governo um instrumento verdadeiramente relevante para os cidadãos, o portugal.gov obedecerá a uma direção editorial com quatro princípios estratégicos: proximidade; pedagogia; envolvimento; transparência”, adianta o Governo.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.