Novo projeto lançado no Algarve potencia aquacultura

ouvir notícia

Um projeto que promove a aquacultura foi lançado, no final do mês passado, na Universidade do Algarve, num evento que contou com a presença de várias entidades algarvias, nacionais e espanholas.

O projeto, denominado ‘Access2Sea’, é organizado pelo CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia e “pretende contribuir para a melhoria da atratividade do espaço Atlântico no que se refere à aquacultura, facilitando o acesso a oportunidades de negócio”.

A universidade algarvia, através do CRIA, é parceira neste projeto, financiado pelo Programa Interreg Espaço Atlântico.

- Publicidade -

Segundo os especialistas da UAlg, “a aquacultura pode potenciar o crescimento económico e a criação de emprego no que respeita aos recursos marinhos, mediante a melhoria da exploração e preservação dos recursos naturais do espaço Atlântico, sendo a criação de novas explorações sustentáveis um fator chave para a economia azul na região”, já que, de acordo com os especialistas, esta atividade encontra-se atualmente limitada pela regulamentação e a reduzida aceitação social destes negócios.

Os investigadores da Universidade do Algarve estarão assim ligados, nos próximos anos, a peritos de vários países e tentarão com este novo projeto melhorar um setor que não está a dar resposta ao mercado de consumo.

Refira-se que a Europa consome atualmente o dobro de peixe que produz, sendo que as importações preenchem esta lacuna. “Como apenas 10% dos recursos marinhos da costa do Atlântico são provenientes de aquacultura, a produção aquícola de forma sustentável constitui uma grande oportunidade no espaço Atlântico”, sublinham os investigadores.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.