Novo rastreio dermatológico gratuito em Castro Marim

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Castro Marim vai realizar, na quinta-feira e na sexta-feira, uma nova ação gratuita de rastreio do cancro de pele e outras doenças dermatológicas.

As consultas serão prestadas por uma dermatologista que, a título voluntário, tem promovido esta iniciativa autárquica.

Na quinta-feira, as consultas decorrerão em Odeleite (no edifício da Junta de Freguesia, entre as 09h30 e as 12h30) e no Azinhal (na Unidade de Cuidados Continuados, entre as 14h00 e as 17h30).

- Publicidade -

Na sexta-feira, o rastreio terá lugar em Altura (antiga Escola Primária, entre as 09h30 e as 12h30) e em Castro Marim (na Biblioteca Municipal, entre as 14h00 e as 17h30).

Os interessados deverão inscrever-se no Gabinete de Apoio ao Presidência da Câmara Municipal de Castro Marim, através de telefone (281 510 754 ou 297 246 386).

A última ação decorreu no mês de maio e rastreou cerca de 250 pessoas, tendo sido diagnosticadas várias doenças de pele, agora medicadas e orientadas. À semelhança do que aconteceu no último rastreio, as lesões pré-cancerígenas (queratoses actínicas) detetadas serão tratadas no local com azoto líquido, ao passo que eventuais lesões tumorais serão encaminhadas com urgência para o Centro Hospitalar do Algarve.

Além do rastreio, esta iniciativa visa também informar e sensibilizar a população para os cuidados a ter na exposição solar.

O presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, sublinha a importância deste tipo de iniciativas, “graças aos rastreios conseguimos detetar cancros em fases iniciais, o que facilita muito o tratamento destas doenças malignas”.

O autarca aproveita ainda para agradecer publicamente a “prestimosa, voluntária e competente” colaboração da médica dermatologista Manuela Aguiar e da enfermeira Cristina Macedo.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.