Novo sistema de rega na Quinta do Lago

ouvir notícia

A Infraquinta, empresa municipal do Concelho de Loulé, implementou um novo sistema de rega eficiente IQ, que visa apostar na sustentabilidade hídrica do território. Esta medida é o culminar de um processo que tem sido desenvolvido, em consonância com a política ambiental do Município de Loulé.

Miguel Piedade, presidente da Infraquinta, explicou que “o sistema que existia estava obsoleto, havia muito trabalho manual e a necessidade de deslocar funcionários cada vez que era preciso desligar a rega dos espaços públicos, desligando um a um os controladores”. Deste modo, será mais fácil, através de um simples dispositivo automático como um telemóvel, tablet ou computador, que permitem desligar os 115 controladores. Este sistema irá permitir gerir a água residual tratada, água de captação subterrânea e água de abastecimento, salientando ainda a existência de um mecanismo de alerta em caso de rutura ou de anomalia. O investimento neste sistema de rega rondou os 35 mil euros para os 3 hectares de espaços verdes geridos pela Infraquinta.

Na Avenida Ayrton Senna e na Avenida André Jordan, foi dada primazia à plantação de espécies autóctones com necessidades hídricas muito baixas ou de inertes, com esta estratégia já foi possível diminuir em 80% a água utilizada na rega dos espaços públicos.

- Publicidade -

O vice-presidente da autarquia, Pedro Pimpão afirmou que “estaremos nos territórios abrangidos pelas empresas municipais dotados com estes sistemas de rega eficiente. Aquilo que irão trazer para o restante território municipal será o know how em termos técnicos”. Foi criado um gabinete de eficiência hídrica que ficará incumbido desta questão, para a “implementação no resto do território municipal de usos eficientes de utilização de água em sistemas de rega”. Pimpão concluiu que “sem pôr em causa a vida quotidiana das pessoas e das empresas, temos que poupar este recurso para que no futuro não tenhamos situações dramáticas e possamos vivê-lo tranquilamente”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.