Novo vídeo exibe combatentes curdos enjaulados

ouvir notícia

.

Um novo vídeo de propaganda do Daesh exibe 21 homens enjaulados. São, supostamente, 16 combatentes curdos peshmerga, dois oficiais iraquianos e três polícias de Kirkuk, a cidade iraquiana localizada 240 quilómetros a norte de Bagdade.

O vídeo foi divulgado na Internet no domingo e a sua autenticidade ainda não foi confirmada. O registo não refere localização nem data, mas fontes curdas indicaram à Agência France Presse (AFP) que foi filmado há uma semana no principal mercado do distrito de Hawija, a 50 quilómetros de Kirkuk, que está sob controle do Daesh.

O comandante peshmerga em Kirkuk, general Hiyowa Rach, afirmou à AFP que os reféns foram capturados a 31 de janeiro “quando os combatentes curdos repeliram um ataque terrorista a Kirkuk”, lançado pelo Daesh.

- Publicidade -

O Daesh controla, desde junho de 2014, grandes áreas no norte e ocidente do Iraque. No final de janeiro deste ano tentou dominar a cidade ligada à exploração petrolífera, cuja defesa está a cargo dos peshmerga.

Ao contrário de anteriores vídeos, neste caso não são feitas ameaças concretas aos homens que surgem enjaulados com os habituais trajes cor de laranja, semelhantes aos que se encontram detidos na prisão norte-americana de Guantánamo.

“O vosso destino será como o destes”

As imagens mostram as jaulas com os detidos transportadas em carrinhas de caixa aberta entre ruas apinhadas de gente. Noutras imagens, surgem colocadas no meio de um espaço ao ar livre com um muro por detrás. Um homem de barba, turbante branco e microfone entrevista os enjaulados e deixa uma mensagem em curdo: “Dizemos aos peshmerga: Abandonem os vossos trabalhos, o vosso destino será como o destes, ou numa jaula, ou debaixo de terra”.

Além dos combates no Iraque, as forças peshmerga, da região semiautónoma iraquiana do Curdistão, estão há meses a auxiliar nos combates contra o Daesh na Síria.

O vídeo tem, como se tornou hábito do Daesh, grande trabalho de edição, numa montagem que inclui as imagens das recentes execuções de cristãos coptas, a maioria dos quais egípcios, na Líbia.

RE

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.