Novos alunos da UAlg encheram Pavilhão Municipal da Penha

ouvir notícia

Mais de 1300 novos estudantes nacionais e internacionais encheram o Pavilhão Municipal da Penha, em Faro, na sessão de boas-vindas que decorreu esta segunda-feira, dia 19 de setembro, após ingressarem na Universidade do Algarve (UAlg), anunciou a instituição de ensino.

Para este ano letivo, em todos os níveis de ensino, é esperada a entrada de mais de 3500 estudantes.

O reitor da UAlg, Paulo Águas, felicitou os novos estudantes pela “escolha certa” e relembrou que “tudo somado (todos os níveis de ensino) serão mais de 10 mil estudantes a frequentar a UAlg”, segundo o comunicado.

- Publicidade -

No seu discurso, o reitor refere que “uma boa parte não é oriunda do distrito Faro”, cumprimentando os cerca de 200 estudantes internacionais, grande parte deles de países como o Brasil ou Equador.

“Tudo faremos para que a sua integração seja o mais rápida possível”, acrescenta.

O reitor acrescentou que “se no ano passado mais de quarenta por cento da população ativa, entre os 30 e os 34 anos, já tinha completado o ensino superior em Portugal, ou seja, estávamos acima da média comunitária, se considerarmos toda a população ativa, de todas as fixas etárias, ainda estamos muito atrás da média comunitária”.

Para isso, “temos de continuar a apostar na qualificação e a resposta que vocês e as vossas famílias deram é precisamente nesse sentido”.

“Aproveitem, desfrutem, vivam com intensidade, aprendam muito e sejam curiosos!”, conclui.

Fábio Zacarias, presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), iniciou o seu discurso referindo que “a nossa sede está sempre de portas abertas para vos receber”. No seu discurso agradeceu ainda aos pais e famílias de todos os novos colegas que, “perante alguns obstáculos, não desistiram de lhes proporcionar o privilégio de estudar.”

Rogério Bacalhau recordou a tomada de posse de Paulo Águas, em 2021, onde o reitor referiu que “a sua motivação era continuar a trabalhar para que a UAlg prosseguisse o percurso da crescente afirmação nos planos regional, nacional e internacional”.

Segundo o presidente, “esse trajeto de crescimento reflete-se nos números que mostram que a Universidade tem hoje mais estudantes e diplomados”.

O presidente do município acredita que “juntos, trabalhando em cooperação, somos mais fortes, podemos com facilidade originar valor, diversificar a nossa base económica, apostar na preparação de melhores profissionais e na criação de emprego qualificado”.

Para melhor acolher e integrar os novos estudantes, proporcionando-lhe experiências únicas e enriquecedoras, até 26 de setembro vão realizar-se várias atividades solidárias, sociais, culturais e desportivas.

Todas as atividades são gratuitas, mas de inscrição obrigatória.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.