Novos parques criam mais 876 estacionamentos na cidade

ouvir notícia

Dois novos parques de estacionamento subterrâneo, inaugurados esta sexta feira, às 14h30, vão aumentar em 876 lugares a oferta de aparcamento automóvel na cidade de Lagos, com um tarifário bonificado e promocional durante o primeiro ano de exploração.

Os novos espaços de estacionamento representaram um investimento de 15 milhões de euros, na sequência das intervenções de requalificação urbana do Projecto POLIS, e vão ser inaugurados pela ministra do Ambiente.

Um dos parques, com uma capacidade de 480 lugares, para situa-se na frente ribeirinha, zona de intervenção do Polis, cujos trabalhos permitiram a requalificação do Jardim da Constituição, sendo agora visível o antigo Cais das Caravelas, a implantação de novas zonas de lazer.

- Publicidade -

O outro, com capacidade para 396 automóveis, está situado no Parque da Cidade, zona envolvente às muralhas, onde foi criada uma área verde, equipamento de lazer, parques infantis, vias pedonais e instalações de restauração.

Segundo o presidente da Câmara de Lagos, as duas novas estruturas “aumentarão para cerca de 2600, os espaços de estacionamento no interior e na zona envolvente do centro histórico da cidade”.

“São espaços que permitem fazer face à enorme procura de estacionamento nas épocas de maior afluência turística e, ao mesmo tempo, facilitar os acessos dos residentes ao centro da cidade, onde está a maior parte do comércio local”, destaca Júlio Barroso.

Para o autarca, “esta nova etapa, torna a cidade mais moderna, sem lhe retirar os traços históricos, e mais acessível, não só para os habitantes como para os muitos turistas”.

Durante o primeiro ano, os parques funcionarão com tarifários promocionais e bonificados, estando, a tarifa para a primeira hora, fixada nos 60 cêntimos.

Após esse período, a tarifa a cobrar por hora aumentará para os 80 cêntimos, no parque de estacionamento do Parque da Cidade, enquanto que o da zona ribeirinha apresentará uma tarifa mais elevada, entre 1,25 euro/por hora, no verão, um euro, na considerada época baixa.

O regulamento municipal dos parques prevê condições especiais para residentes e comerciantes, que variam entre os 35 e 90 euros mensais.

A gestão dos parques de estacionamento é feita pela empresa municipal Futurlagos, empresa que também gere o sistema dos transportes públicos de Lagos.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.