Núcleo Museológico Dr. João Dias já foi inaugurado em Alcoutim

ouvir notícia

.

O Núcleo Museológico Dr. João Dias, localizado nas antigas instalações do Hospital da Misericórdia, em Alcoutim, foi inaugurado na última semana. A cerimónia contou com a presença de muitos amigos e familiares do médico benemérito “alcoutenejo”.

Mário Dias e João Dias, netos de João Francisco Dias, agradeceram a todos pela presença e contaram um pouco da história daquele que foi, não apenas o avô, mas um dos rostos incontornáveis da história de Alcoutim.

O médico João Dias nasceu na Tenência, freguesia de Odeleite, concelho de Castro Marim, e fixou-se em Alcoutim, onde exerceu a sua profissão, depois de se licenciar em Coimbra, no ano de 1927. Faleceu em 1955, mas a sua memória permanece viva, como ótimo médico e cirurgião extraordinário.

- Publicidade -

“Foi um exemplo para mim. Era o meu ídolo, mas infelizmente não lhe cheguei aos calcanhares”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Francisco Amaral, referindo-se à inspiração que teve em João Dias para se licenciar e exercer medicina em Alcoutim.

Depois do descerramento da placa, os presentes visitaram o novo espaço museológico, do qual faz parte a biblioteca privada do médico, material de consultório, instrumentos de medicina e material cirúrgico, objetos pessoais, algumas fotografias e jornais da época com referências à sua figura benemérita.

De referir que esta obra custou à Câmara Municipal de Alcoutim cerca de 74.000 euros e resultou de um protocolo celebrado entre a família do Dr. João Dias e a autarquia de Alcoutim.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.