Número de doentes transferidos para privados cresce 77%

ouvir notícia

.

Um relatório do Departamento de Cirurgia relativo a 2016 revelou que se registou um aumento de 77% da transferência de doentes para hospitais privados, o que determinou mais de 35 por cento de cirurgias feitas por privados e um pagamento de 5,5 milhões de euros a essas instituições quando o previsto era de 4 milhões.

Esta situação levou os deputados do PSD eleitos pelo Algarve, Cristóvão Norte e José Carlos Barros, a questionarem em audição o ministro da Saúde sobre a região.

Cristóvão Norte realça a “degradação dos principais indicadores de oferta assistencial no Centro Hospitalar do Algarve”. “A saúde está a afastar-se dos algarvios, e quando não são cumpridos os objetivos – como se verificou em 2016 – isso tem implicações negativas no financiamento que o Governo transfere apara a instituição. Ora, com menor financiamento, é provável que a oferta assistencial persista neste caminho de degradação e os privados beneficiam largamente da insuficiência de recursos humanos e da incapacidade de produção cirúrgica”, acentua o deputado social-democrata.

- Publicidade -

Por outro lado, em face da quebra de 17,6% e 2,6% de cirurgias urgentes, em Portimão e Faro, respetivamente, o deputado refere que “as cirurgias urgentes são as mais delicadas e quando não são realizadas atempadamente envolvem muitas vezes risco de vida ou, pelo menos, sequelas muitas vezes inultrapassáveis. É preciso alterar a situação, que tem muitos aspetos crónicos, e esperamos que o Governo adopte as medidas necessárias”.

José Carlos Barros, por seu lado, tratou da questão do Centro de Medicina Física de Reabilitação de São Brás de Alportel, dando nota dos “incumprimentos sucessivos” do Governo. O deputado assinalou, ainda, que a situação da instituição degradou-se em 2016.

O ministro reconheceu as preocupações e afirmações dos deputados e manifestou intenção de tomar medidas. “O PSD aguarda, mas não pode deixar de notar que 2016 foi o pior dos últimos 10 anos na prestação de cuidados hospitalares no Algarve e lembra que nos próximos dia 20 e 21 terá lugar uma visita das Comissão de Saúde ao Algarve, a qual resultou de uma iniciativa do PSD”, concluem os sociais-democratas.

NC|JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.