ALGARVE ÚLTIMAS

“Ninguém passa a falar de forma diferente, mas temos de reaprender a escrever”

"Não ficámos humilhados com o novo acordo, mas que há problemas, há!”, considera Jorge Batísta

O Novo Acordo Ortográfico, que tanta polémica tem suscitado em Portugal, foi alvo de uma conversa informal na Biblioteca Municipal, esta semana, com Jorge Batista, professor de Linguística da Universidade do Algarve. Os participantes aproveitaram para esclarecer algumas das dúvidas

.

“Mais importante do que a escrita é a língua. Essa terá de ser sempre a que falamos.” Quanto à escrita, “precisa de uma norma, que é apenas para a comunicação pública. Em privado, podemos escrever como quisermos”, referiu Jorge Batísta, em Olhão.

Sobre o Acordo Ortográfico, Jorge Batísta recordou que ao longo de décadas existiram várias tentativas de chegar a um consenso. Mas, afinal, para que serve um acordo? Por exemplo, “para uma maior aproximação da escrita à pronúncia”. Mas, ressalva Jorge Batista, “a língua não muda. Ninguém passa a falar de forma diferente mas, nalguns casos, temos de reaprender a escrever, o que implica um esforço consciente”.

Para o especialista, “não há nenhum problema de legitimidade, ninguém nos impôs um novo acordo”. O professor diz que “a língua faz parte da identidade de um povo, a língua, não a grafia”, para explicar que com as mudanças implementadas a nossa identidade linguística não é posta em causa.

Jorge Batista diz que não concorda com tudo, mas acredita que “existem vantagens e que o texto pode ainda ser melhorado”.

“Somos nós que fazemos esta língua, o mais importante é que saibamos falar e escrever português!”, refere.

Jorge Batísta considera que a discussão surgida “já fez muito pelo acordo, independentemente de ser bom ou mau”, acrescentando que “não ficámos humilhados com o novo acordo, mas que há problemas, há!”.

Entre algumas dúvidas surgidas e explicadas durante a conversa com a assistência que esteve presente na Biblioteca Municipal de Olhão, o professor aconselhou a consulta do Portal da Língua Portuguesa, onde é possível obter respostas para muitas interrogações.

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste