Nuno Campos Inácio apresenta levantamento genealógico de Sagres

São milhares de páginas com histórias que não se perderam no tempo

ouvir notícia

Nuno Campos Inácio, autor do projeto ‘Genealogia do Algarve’, apresentará no próximo sábado, dia 14 de Janeiro, pelas 15h00 horas, no Centro de Interpretação da Lota de Sagres, o ‘Levantamento Enciclopédico das Famílias de Sagres’, obra em dois volumes, publicada pelo município de Vila do Bispo.

O evento marca o início das comemorações oficiais do Dia do Município de Vila do Bispo e do Dia de São Vicente, Padroeiro do Algarve, no ano em que passam 850 anos sobre a trasladação das relíquias de São Vicente para a cidade de Lisboa.

Além da apresentação do livro, o evento contará com a inauguração de uma exposição de fotografias do fotógrafo Nuno Borges, com a exibição do documentário premiado ‘Gentes do Cabo – Faroleiros do Sudoeste Algarvio’ e a divulgação de 125 personalidades com ligações genealógicas a Sagres.

- Publicidade -

Este trabalho, que complementa o volume monográfico da mesma coleção, publicado em agosto de 2022, revela-se, segundo a autarquia, “o maior estudo alguma vez realizado sobre a freguesia de Sagres, com um total de 1.745 páginas”.

Neste levantamento, são apresentadas 4.822 biografias de pessoas nascidas, casadas ou falecidas em Sagres, entre 1300 e 1918, com as respetivas ligações familiares, que permite a qualquer pessoa que tenha origens familiares em Sagres traçar a sua árvore genealógica e complementá-la com “informação biográfica inédita”.

Em termos gerais, a obra, que refere mais de 10.000 indivíduos, permite conhecer a evolução histórica e social de Sagres, saber de onde vieram e para onde foram os seus habitantes, que profissões tinham, o seu estatuto social, rendimentos, negócios e informação militar, numa conjugação de informação documental de milhares de documentos, de dezenas de arquivos e extensa bibliografia.

Nuno Campos Inácio iniciou o projeto ‘Genealogia do Algarve’ em 2007, tendo sido lançado em 2009. Nestes anos relacionou mais de 260.000 indivíduos com ligações familiares ao Algarve, num portal que contabiliza mais de cinco milhões de dados informativos. Depois de oito anos a aperfeiçoar um método que permitisse passar este trabalho para formato de livros, em janeiro de 2022 lançou o primeiro trabalho completo, intitulado de ‘Levantamento Enciclopédico das Famílias de Barão de São Miguel’.

Além do levantamento de Sagres que será agora apresentado, o autor tem em fase de finalização, para serem apresentados ainda este ano, os levantamentos das freguesias da Raposeira e de Ferragudo, e em andamento os de Budens e de Porches

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.