Nuvem de cinzas cancela mais de 500 voos

ouvir notícia

A passagem da nuvem de cinzas lançada na atmosfera pelo vulcão islandês Grimsvotn pelos céus da Escócia, Irlanda e Escandinávia provocou esta terça-feira o cancelamento de mais de 500 voos, anunciou a Agência Europeia de Tráfego Aéreo.

Na manhã desta terça, as cinzas também alcançaram o sudoeste da Noruega, mas o tráfego aéreo neste país sofreu apenas perturbações menores.

“A nuvem chegou à Escócia e ao norte da Irlanda, e as companhias aéreas decidiram não voar nas zonas vermelhas de forte densidade de cinzas”, explicaram os responsáveis europeus pela segurança aérea.

- Publicidade -

Depois da paralisação provocada em abril de 2010 pelas cinzas de outro vulcão islandês, o Eyjafjoll, as autoridades estabeleceram três zonas – azul, cinza e vermelha – para evitar que esta situação se repetisse.

Antes, as medidas de segurança impunham a cada país o encerramento do espaço aéreo a partir do momento em que a nuvem de cinzas se aproximasse.

No fim do dia, a nuvem deve chegar ao sul da Escandinávia, Dinamarca e algumas partes da Alemanha, preveem as autoridades. Depois, deverá seguir para o sul e afetar França, Espanha e, provavelmente, também Portugal, mas os especialistas dizem que ainda é difícil saber quando.

O vulcão Grimsvotn, o mais ativo da Islândia, registou no sábado a erupção inicial mais violenta dos últimos cem anos, provocando uma imensa nuvem de cinzas.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.