O Afeganistão é o país com maior risco de insegurança alimentar

ouvir notícia

O Afeganistão é o país com maior risco de insegurança alimentar em todo o mundo, seguido de nove países africanos, estando Angola na sétima posição, indica um estudo realizado em 163 países.

O índice do risco de insegurança alimentar de 2010 foi calculado pela empresa britânica Maplecroft, especialista em análise de risco, com base em 12 critérios definidos em colaboração com o Programa Alimentar Mundial (PAM), das Nações Unidas.

Entre estes critérios figuram o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, o risco de acontecimentos climáticos extremos, os conflitos ou ainda a qualidade das infraestruturas.

- Publicidade -

Dez países foram classificados como de risco “extremo”, sendo o Afeganistão o primeiro da lista, seguido por República Democrática do Congo, Burundi, Eritreia, Sudão, Etiópia, Angola, Libéria, Chade e Zimbabué.

Entre os países onde o risco de insegurança alimentar é “forte” estão Bangladesh (23.º), Paquistão (30.º), Índia (31.º) e Filipinas (52.º). A China surge na posição 96, com um risco considerado “médio”.

Dos 50 países com maior risco de insegurança alimentar, 36 estão localizados na África subsariana.

Do outro lado da tabela, está a Finlândia, que é o país mais seguro, à frente de Suécia, Dinamarca e Noruega.

A Marplecroft salvaguarda, no entanto, que “os recentes acontecimentos climáticos extremos no Paquistão e na Rússia [que está no lugar 115) devem provocar uma situação mais precária em matéria de segurança alimentar nestes países no próximo ano”.

Em 2009, o índice da Marplecroft colocava Angola no topo da lista dos países com maior risco, seguida por Haiti, Moçambique, Burundi, Congo, Eritreia, Iémen, Zimbabué e Ruanda. O Afeganistão não estava classificado, porque a empresa britânica não dispunha de dados suficientes.

AL/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.