“O Algarve deixou-se ‘vender’ sem contrapartidas”

ouvir notícia

Mendes Bota diz que o dia 21 de outubro de 2011 é “uma data para recordar, mais cedo ou mais tarde”. Foi nesse dia que o Governo assinou os contratos de exploração de petróleo no Algarve

Numa altura em que se aproxima o prazo para as companhias petrolíferas iniciarem a exploração de petróleo e gás natural no Algarve, já anunciada para 2015, e as associações ambientalistas exigem estudos de impacto ambiental, o JA falou com o deputado algarvio Mendes Bota, que há 25 anos contesta o negócio do “ouro negro” na região. O social-democrata conta como o Algarve se deixou “vender” à indústria petrolífera sem negociar qualquer contrapartida e dá a luta praticamente como perdida. “Os estudos de impacto ambiental são feitos à medida de quem os paga, e ao gosto de quem os quer aprovar. A minha esperança é pouca, para não dizer nula”, afirma

(Toda a informação na última edição do JA – dia 7 de agosto)

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

  1. Ao que parece e tanto quanto julgo saber, que quase se equivale a nada, visto até agora a nível regional, o tema da exploração offshore parece não interessar demasiado às mentes autárquicas, neste remanso de águas mortas vamos estagnando.
    Um dia quando acordarmos, quiçá, é demasiado tarde, porque ao longe já estarão instaladas as torres e plataformas de exploração que desfeitiarão o nosso horizonte marítimo.
    De certeza que o turismo a que estamos habituados receber não verá com bons olhos esses sinais simbólicos de poluição: primeiro visual e depois ambiental. Mas´nessa altura já é demasiado tarde.
    E também, tanto quanto temos sido informados, o Algarve em valores materiais não sairá muito beneficiado.
    Então, esperemos que as organizações a quem compete questionar, realizem o seu papel interventivo e de acção cívica em defesa da nossa população algarvia.
    (Nada dessas riquezas a explorar aqui no Algarve, por aqui ficará, já que se fala de um pipeline em direcção a Sines.) Vamos ver se será uma benção ou uma desdita, o encaminhamento do gás para o porto de Sines.

  2. É péssimo a exploração de petróleo e gás no Algarve ,mas não podemos pedir mais ao deputado Mendes Bota,o único no Algarve inteiro a mostrar-se contra a exploração e o único a falar do assunto.Os ambientalistas comunistas nunca fizeram nada por o ambiente ou pelas pessoas nos últimos 40 anos por isso não é de admirar que arranjem estudos completamente comprados com a corrupção, nunca esperamos nada de bom desse grupo de pessoas. O povo Algarvio não comunista é que se podia unir mais e lutar mais pelo Algarve,deixando as reinvindicações como até agora,na mão do comunismo Portugues só trás miséria para o nosso povo Algarvio.

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.