O algarvio que revolucionou um país de analfabetos

ouvir notícia

João de Deus escreveu a Cartilha Maternal em 1876, um novo método de ensino da leitura. Dois anos depois, a obra foi aprovada como o método nacional de aprendizagem da escrita da língua portuguesa

Quando João de Deus nasceu, há 187 anos, o analfabetismo era uma verdadeira tragédia nacional no nosso país. Por isso, a publicação da célebre Cartilha Maternal, método de ensino da leitura verdadeiramente revolucionário no panorama pedagógico nacional, em 1876, constituiu um marco importante desse processo.

Com este método de ensino da leitura, o poeta e pedagogo algarvio desempenhou um papel social e cultural da maior importância, revelando-se decisivos os seus esforços para a alfabetização de camadas cada vez mais alargadas da população portuguesa.

A disciplina rigorosa e os conteúdos exigentes são a base deste método, criado no século XIX por João de Deus, e que ainda hoje é usado para ensinar crianças a ler.

- Publicidade -

É este legado que está a ser recordado em São Bartolomeu de Messines, a terra natal do poeta e pedagogo, durante todo o mês de março. Exposições, ateliês, workshops, música e teatro são algumas das iniciativas previstas no âmbito destas comemorações.

Para esta quarta-feira, dia 8 de março, dia do aniversário do poeta e pedagogo, realiza-se uma romagem ao monumento a João de Deus, a inauguração da escultura “Povos de Paz” e a abertura da exposição “João de Deus – poeta-educador”, que estará patente até 8 de abril, no jardim-escola João de Deus…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – DIA 9 DE MARÇO)

Nuno Couto | Jornal do Algarve

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

3 COMENTÁRIOS

    • Entre nos certamente Viria criticar a actual que nos impoem e que iremos certamente perder ao proveito das misturas doutras que os nossos antepassados nao compreederiao assimile como eu tambem tenho onde esta’ Ela essa que Era comsiderada a quarta ou quimta mais falada no mundo .

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.