O Dia D de José Sócrates

ouvir notícia

Acompanhe aqui o que de mais relevante é publicado nos principais sites noticiosos portugueses sobre a crise política em Portugal. José Socrates é recebido em Belém pelo Presidente da República às 19h00. Antes, às 15h00, começa a votação parlamentar do Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC).

 

CORREIO DA MANHÃ
“O Dia D da demissão de Sócrates”

- Publicidade -

O “Correio da Manhã” salienta que “todas as decisões” sobre o governo “vão ser tomadas até às 19 horas, quando Sócrates é recebido em Belém pelo Presidente da República.” Contudo, a notícia de maior destaque no site do jornal é “Prestação sobe 265€ em 3 anos” , um exclusivo do diário, que adianta que as “projeções do Governo no PEC 4 antecipam uma subida da Euribor a três meses para 4%”.

DIÁRIO DE NOTÍCIAS
“José Sócrates desafiado a deixar o lugar a Jaime Gama”

O “Diário de Notícias” adianta que o primeiro-ministro foi desafiado, ontem à noite, na reunião da comissão política do PS, “a propor a Cavaco Silva o nome de Jaime Gama para o substituir no cargo de chefe do Governo.” Desta forma, o PS travaria as eleições e seriam reatadas as conversas institucionais.

DIÁRIO ECONÓMICO
“Juro a 5 anos bate novo recorde a 8,1%”

A manchete do “Diário Económico” explica que “a percepção de risco da parte dos investidores em relação a Portugal agrava-se num dia em que o primeiro-ministro pode demitir-se”. O jornal adianta também que a crise já está a afetar a bolsa: “Lisboa cai 1,5% com provável queda do governo”. Apesar da queda iminente do executivo e da consequente crise política, o comissário Oli Rehn afirma, em declarações ao jornal, que “não é certo que Portugal precise de ajuda”.

JORNAL DE NEGÓCIOS
“Crise política retira 1,75 mil milhões ao valor da bolsa de Lisboa”

O “Jornal de Negócios” destaca o impacto da crise política na praça portuguesa de negócios, que tem “todas as cotadas do índice principal a negociarem em terreno negativo”. Tal como o “Diário Económico”, o “Jornal de Negócios” também destaca as declarações de Oli Rehn, que diz que “não está escrito nas pedras que Portugal precisa de ajuda”. Pelo contrário, o presidente da Jerónimo Martins, Soares dos Santos, diz que deveria ser formado um “governo de salvação nacional” e que a “entrada do FMI é uma bênção”.

JORNAL DE NOTÍCIAS
“Crise política poderá acelerar entrada do FMI em Portugal”

O “Jornal de Notícias” destaca a opinião da “imprensa mundial de referência”, que diz que o resgate financeiro de Portugal poderá ser acelerado pela provável queda do governo de José Sócrates.

PÚBLICO
“O dia em que o governo pode cair”

O “Público” diz que arranca hoje a contagem decrescente para a saída do governo, deixando o país “a pouco mais de dois meses de eleições legislativas.” O diário destaca também as declarações de Francisco Assis, líder parlamentar do PS, que lamenta: “infelizmente vem aí uma crise política”.

Rede Expresso

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.