“O Discurso do Rei” é o melhor filme

ouvir notícia

A noite dos Óscares não teve surpresas. A Academia consagrou “O Discurso do Rei, Colin Firth e Natalie Portman.

“O Discurso do Rei” prometia e cumpriu. A história da luta do rei Jorge VI de Inglaterra para vencer a gaguez, com a ajuda de um terapeuta fora do comum, convenceu os membros da Academia que o elegeram o melhor filme de 2010.

A película inglesa estava nomeada para 12 prémios e, além de melhor filme, venceu ainda nas categorias de melhor ator, argumento original e melhor realizador. Colin Firth, considerado pela crítica um dos melhores atores contemporâneos, vê assim consagrado o seu trabalho.

- Publicidade -

À primeira nomeação, Tom Hooper, conhecido essencialmente pelo seu trabalho em televisão, conquistou a estatueta de melhor realizador. A película valeu a David Seidler o prémio de melhor argumento original.

Natalie Portman venceu, sem surpresas, o Óscar de melhor atriz. A Academia reconheceu-lhe a prestação em “O Cisne Negro”, no qual representa uma bailarina obcecada em atingir a perfeição. Na hora dos agradecimentos, a atriz agradeceu ao companheiro por lhe “dar o papel mais importante da vida”, referindo-se ao fato de estar grávida.

Dois prémios para The Fighter – Último Round

Christian Bale também confirmou o favoritismo e venceu o Óscar de melhor ator secundário, pelo seu papel em The Fighter – Último Round.

O mesmo filme deu a estatueta de melhor atriz secundária a Melissa Leo. A atriz norte-americana protagonizou o momento da noite ao dizer uma asneira durante o discurso de agradecimento. No entanto, como a cerimónia tem uns segundos de atraso na transmissão os americanos não ouviram o palavrão. Aos jornalistas, Melissa Leo pediu desculpa pelo momento.

Nas categorias mais técnicas, “A Origem” ganhou quatro estatuetas: melhor fotografia, melhor edição de som, melhor mistura de som e melhores efeitos visuais.

A criatividade da Pixar voltou a ser galardoada com a vitória de “Toy Story 3”, de Lee Unkrich, na categoria de melhor filme animado. O Óscar de melhor curta-metragem animada foi para The Lost Thing, de Shaun Tan and Andrew Ruhemann.

Três prémios para “A Rede Social”

O prémio de melhor argumento adaptado foi ganho por Aaron Sorkin com o filme “A Rede Social”. O filme venceu ainda na categoria de melhor banda sonora, composta por Trent Reznor e Atticus Ross e melhor montagem.

Para a Dinamarca foi o Óscar de melhor filme estrangeiro com o filme “In a Better World”. “Strangers No More” venceu na categoria de melhor documentário em curta-metragem. O filme conta a história de crianças refugiadas de 48 países que, numa escola em Tel Aviv, aprendem a lidar com a diversidade.

Aparição de Obama

Oprah Winfrey subiu ao palco do Kodak Theatre para entregar o Óscar de melhor documentário a Charles Ferguson e Audrey Marrs pelo filme “Inside Job – A verdade da crise”. O filme expõe responsabilidades sobre a crise económica que começou em 2008. No momento da vitória, Charles Ferguson lembrou ainda não foram apuradas responsabilidades. “Perdoem-me, mas tenho que começar por dizer que três anos depois da horrível crise financeira, causada por fraudes fiscais, nem um executivo financeiro foi preso”, disse o realizador.

A melhor canção original é “We Belong Together”, do filme Toys Story3, da autoria de Randy Newman. A apresentação do prémio contou com uma aparição de Barack Obama, que surgiu num vídeo vox-pop sobre qual a melhor canção de sempre. O Presidente afirma que a sua favorita é “As time goes by” do filme “Casablanca”.

Este ano a Academia quis dar uma imagem mais jovem e colocou James Franco e Anne Hathaway na apresentação da gala. Os dois atores abriram a gala com um vídeo humorístico, que fazia uma “viagem” por várias cenas de filmes nomeados.

Os vencedores da 83ª edição dos Óscares

Melhor Filme: O Discurso do Rei

Melhor Realizador: Tom Hooper com O Discurso do Rei

Melhor Actor: Colin Firth em O Discurso do Rei

Melhor Actriz: Natalie Portman em Cisne Negro

Melhor Actor Secundário: Christian Bale em The Fighter – Último Round

Melhor Actriz Secundária: Melissa Leo em The Fighter – Último Round

Melhor Argumento Adaptado: Aaron Sorkin com A Rede Social

Melhor Argumento Original:
David Seidler com O Discurso do Rei

Melhor Filme Estrangeiro: In a Better World (Dinamarca)

Melhor Canção: We Belong Together de Randy Newman em Toy Story 3

Melhor Banda Sonora: Trent Reznor e Atticus Ross em A Rede Social

Melhor Documentário em Curta Metragem: Karen Goodman and Kirk Simon em Strangers No More

Melhor Documentário em Longa Metragem: Charles Ferguson e Audrey Marrs em Inside Job

Melhor Fotografia: Wally Pfister em A Origem

Melhor Guarda roupa: Colleen Atwood em Alice no País das Maravilhas

Melhor Filme Animado:
Toy Story 3 de Lee Unkrich

Melhor Caracterização: Rick Baker e Dave Elsey em The Wolfman

Melhor Efeitos Especiais: Michael Owens, Bryan Grill, Stephan Trojansky and Joe Farrell em A Origem

Melhor Direcção Artística: Robert Stromberg e Karen O’Hara em Alice no País das Maravilhas

Melhor Curta Metragem: Luke Matheny em God of Love

Melhor Curta Metragem Animada: The Lost Thing, de Shaun Tan and Andrew Ruhemann

Melhor edição de Som: Lora Hirschberg, Gary A. Rizzo and Ed Novick em A Origem

Melhor Mistura de Som: Richard King em A Origem

Melhor Montagem: Angus Wall and Kirk Baxter em A Rede Social

JA/Rede Expresso
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.