O melhor licor de mel do mundo é algarvio

ouvir notícia

.

O “Cristinalda Especialidade do Algarve” acaba de receber o prémio de melhor licor de mel no prestigiado concurso “International Wine and Spirit Competition (IWSC) 2015”, em Londres. Produzido pela família Cristina de Portimão, desde 1955, há muito que é uma referência da licoraria portuguesa

 

O licor com brandy e mel “Cristinalda Especialidade do Algarve” acabou de ganhar uma medalha de ouro no International Wine and Spirit Competition (IWSC) 2015.

- Publicidade -

Para além deste feito, este licor – que comemora o seu sexagésimo aniversário – foi o único produto português a obter medalha de ouro nesta competição, que foi fundada em 1969 é o concurso de bebidas espirituosas mais prestigiado da indústria.

“O sentimento de alegria é enorme, já que o ano de 2015 é o ano em que o licor comemora os seus 60 anos. Não poderia haver melhor forma de celebrar este aniversário, já que, para além da medalha de ouro, fomos também o melhor licor na categoria ‘Liqueurs Honey’ e o único spirit português a conseguir chegar à fasquia dourada”, conta David Cristina.

Segundo o empresário de Portimão, esta distinção vem confirmar a qualidade do produto, que “está em linha com o que de melhor se faz no mundo”. “Este prémio também mostra que existe potencial em Portugal para produzir produtos de alta qualidade”, realça.

Terceira geração a misturar mel e medronho

O licor com brandy e mel “Cristinalda Especialidade do Algarve” é produzido pela terceira geração da família Cristina e é uma tradicional e antiga mistura de mel e medronho, aromatizada com plantas serranas, que se tornou, desde há 60 anos, popular entre gentes das serras algarvias.

À cuidadosa mistura de todos os ingredientes altamente selecionados, segue-se um período de envelhecimento em cascos de carvalho, outrora utilizados para o envelhecimento de vinho do Porto, por um período mínimo de seis meses. Segue-se a filtragem e o enchimento na tradicional garrafa. “É um licor rico em sabor e volume, que se pode beber simples, com gelo e limão ou em cocktails”, frisa o produtor.

O processo de julgamento nesta competição internacional, realizada na semana passada, em Londres, é altamente exigente. Numa primeira fase, um painel de peritos internacionais faz uma prova cega de todos os produtos. De seguida, os produtos que se qualificaram para uma medalha são submetidos a rigorosos testes laboratoriais, selando a garantia de que todos os vencedores são avaliados a todos os níveis.

“Esta não foi a primeira medalha de ouro no IWSC, mas não concorríamos desde 2005, ano em que ganhamos outra medalha de ouro. Ao fim de dez anos, fica comprovado que mantivemos uma ótima performance e que os grandes triunfos, como um grande licor, não acontecem de um dia para o outro”, adianta David Cristina, lembrando o inventor do licor, Oliveiros Cristina, que “imaginou o produto e sempre transmitiu a importância do envelhecimento em cascos de carvalho e da escolha de mel português de elevada qualidade”.

Prémio abre as portas ao mercado externo

Apesar de a empresa algarvia ter perdido o nome com o qual o produto foi batizado em 1955 – “Cristinalda Especialidade do Algarve” – os responsáveis garantem que continuam a produzir um licor de referência, e que o novo nome, “Dom Cristina”, com lançamento para breve, será “um momento de afirmação inequívoco da nossa história”.

“O nosso licor tem trazido para Portugal, ao longo dos anos, vários prémios de topo, o que deveria provocar nos portugueses um sentimento de orgulho, igual ao que sentimos junto dos consumidores que amam o nosso licor”, refere David Cristina, salientando que este prémio será “uma mais-valia em termos comerciais, em especial no que toca ao mercado externo, pois há inúmeros importadores atentos ao IWSC na expectativa de encontrar produtos especiais e diferenciadores”.

Nuno Couto/JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

1 COMENTÁRIO

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.