“O passado passou seguem-se dias de paz e de muito trabalho"

ouvir notícia

“O passado passou. Conto com todos vós. Tenho uma excelente equipa. Agora seguem-se dias de paz e chegou a altura de canalizar o nosso tempo e energia só para trabalhar pela positiva e por Castro Marim.” – afirmou esta manhã Francisco Amaral, durante a tomada de posse do executivo a que vai presidir, depois das eleições intercalares do passado dia 2, que a Coligação Castro Marim + Humano venceu com maioria absoluta, elegendo, para além dele, Filomena Sintra e Vítor Rosa. Tomaram posse, pelo partido socialista, Célia Brito e Vera Martins.

Francisco Amaral, lembrou que nestes dois anos foi feita “a obra possível” e considerou urgente “trabalhar só pela positiva” para concretizar as “obras que Castro Marim carece há décadas”, como é o caso da necessidade de se levar água potável a todas as casas do concelho; da renovação da rede de água e saneamento básico na sede do concelho, “que tem mais de 60 anos e todos os dias rompe”, assim como na rua principal de Altura; da requalificação do espaço onde se realizam os mercados mensais de Castro Marim; da necessidade de se realizar uma conveniente limpeza urbana com recursos humanos e equipamentos suficientes, assim como a realização de uma eficaz recolha de resíduos sólidos; do equipamento necessário, assim como aos recursos humanos para se terem os caminhos agrícolas sempre em bom estado de conservação; da necessidade de haver rede de telemóvel e internet em todas as zonas do concelho; da necessidade de uma praia fluvial e centro de atividades náuticas na barragem de Odeleite, “que será também um fator importante na luta contra a desertificação; da requalificação do espaço onde se realiza o 1º de Maio e outros eventos junto à Ribeira de Odeleite; da necessidade de se criar um passadiço a ligar Altura à Manta Rota; de um parque empresarial; de mais habitação social e loteamentos sociais para autoconstrução; de uma rede de ciclovias a ligar Castro Marim e Vila Real, à Altura, à Junqueira, passando pelo Monte Francisco; da requalificação da envolvente do cais da Foz de Odeleite, “cujo projeto está feito e procuramos financiamento” e à criação de condições para instalação da 1ª unidade hoteleira na vila de Castro Marim, que poderá ser licenciada dentro de poucos dias.

O agora reeleito presidente da edilidade castro-marinense, sublinhou a vontade de recuperar rapidamente o tempo perdido, tentando conseguir, ainda, fundos comunitários que as financiem, pois muitas destas obras, “não fora os constantes entraves, já deveriam estar muito avançadas”.

- Publicidade -

E num recado à Assembleia Municipal, presidida pelo socialista José Luís Domingos, disse esperar que, agora, que tem uma confortável maioria e em “clima de paz” a Assembleia Municipal saiba interpretar a mensagem dos eleitores e “colaborar neste clima de apaziguamento e concórdia, que trará melhores condições de vida e mais desenvolvimento a Castro Marim”.

“É importante o respeito pela diferença, pelas opiniões e ideologias alheias., o diálogo e as tentativas de procurar consensos o mais alargados possíveis, mas a decisão deve ser tomada por aqueles que o povo legitimou para o efeito”. Pelo que se pode perceber do discurso do Presidente da Assembleia Municipal, esta convivência democrática estará assegurada, no quando do respeito institucional e das competências deste órgão.

Francisco Amaral destacou ainda, a importância das parcerias com as IPSS, a Associação Social de Odeleite, a ABESFA no Azinhal, a Misericórdia em Castro Marim e Cegonha Branca em Altura para se promover uma cada vez melhor ação social, considerando urgente a ampliação do Lar de Castro Marim e de se avançar com o Lar de Alzheimer, assim como colocar a funcionar o quase terminado Lar de Altura. Referindo, no âmbito desportivo, a importância das parceriascom a União Desportiva Castromarinense e o Alturense, que são aqueles que mais desportistas mobilizam atualmente.

Na área cultural, salientou a recente associação “Narrativa Secular”, assim como o recente grupo de teatro do CCD do Município de Castro Marim, atividades da sociedade civil organizada que “contarão com o apoio do Município dentro das suas possibilidades.”

A colaboração com as Juntas de Freguesia, assim como a descentralização de competências, será também, segundo Francisco Amaral, outro objetivo a concretizar que, concluiu, assegurando que “os funcionários municipais são uma mais-valia importante do município e devem ser acarinhados e motivados para um serviço de mais qualidade a prestar ao cidadão” e que “as áreas da educação, saúde e ação social continuarão a ter um carinho muito especial por parte do município, pois são os pilares de uma sociedade moderna, evoluída e solidária.”

Francisco Amaral venceu com 828 votos de diferença a lista encabeçada pela socialista Célia Brito.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.