O projeto de promoção de emprego para jovens europeus já foi aprovado

ouvir notícia

 

A União Europeia (EU) vai avançar, em 2011, com um projeto piloto para promoção do emprego dos jovens na Europa, intitulado ‘O teu primeiro emprego Eures’.

Em declarações à Lusa, o eurodeputado português José Manuel Fernandes adiantou hoje que “a Comissão dos Orçamentos do Parlamento Europeu aprovou esta semana uma proposta sua para que a dotação orçamental para a iniciativa «O teu primeiro emprego Eures» passasse de dois para quatro milhões de euros.

- Publicidade -

Tal – frisou – “faz com que este seja o projeto piloto com maior dotação no próximo orçamento da UE”.

“A ideia é a de assegurar aos jovens mais oportunidades de emprego e incentivar a sua colocação profissional em qualquer Estado Membro”, referiu.

Fernandes acentuou que a iniciativa “concretiza uma promessa eleitoral do PSD nas últimas eleições europeias e reveste-se de grande importância para a União, face aos elevados índices de desemprego entre os jovens, com destaque para os recém licenciados”.

No seu entender, trata-se de “uma ferramenta que pode ser útil para uma região como o Minho, nomeadamente os Vales do Cávado e Ave, face à situação agravada de crise social e com uma grande predominância de população jovem à procura de oportunidades para entrar no mercado de trabalho”.

O eurodeputado do PSD lembra que existem, na UE, quatro milhões de vagas de emprego por ocupar, “o que é uma situação paradoxal face às enormes taxas de desemprego”.

Assinala que, segundo os últimos números do Eurostat, o desemprego em Portugal, entre os jovens com menos de 25 anos, atinge os 19,6%, ou seja, quase o dobro do desemprego geral (11%). Na zona euro, a taxa de desemprego entre jovens cifra-se nos 20,2%, enquanto o desemprego geral se situa nos 10%.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.