O que é que as alterações climáticas podem fazer a Lagos?

ouvir notícia

.

Os cenários projetados indicam que as mudanças do clima vão ter “implicações significativas sobre os sistemas naturais, sociais e económicos” em Lagos. Por isso, o município já tem em marcha um plano que vai identificar as vulnerabilidades do concelho, cujas principais conclusões serão apresentadas no próximo dia 25 de maio. A ideia é definir rapidamente uma estratégia para minimizar os riscos atuais e futuros

 

Os efeitos das mudanças do clima preocupam e estão na ordem do dia em Lagos. “O território correspondente ao concelho de Lagos, pela sua localização meridional e litoral, enfrentará grandes desafios no futuro em resultado das alterações climáticas, sendo expectáveis implicações significativas sobre os sistemas naturais, sociais e económicos”. Esta realidade é reconhecida por especialistas, autarcas e população. Por isso, o município desenvolveu durante o último ano um plano de adaptação às alterações climáticas, cujas principais conclusões serão divulgadas, no próximo dia 25 de maio, com início pelas 9h45, no auditório da câmara municipal.

- Publicidade -

“Que mudanças poderão ocorrer no clima de Lagos até final deste século? Quais são as vulnerabilidades que o concelho tem relativamente ao clima atual e que desafios representam os cenários de alterações climáticas projetados? Que implicações podem ter as alterações climáticas para o ambiente, para a economia e para a população de Lagos?”, são algumas das questões que serão abordadas nesta iniciativa.

Para além da apresentação das principais conclusões do plano, a ocasião também servirá para apresentar a estratégia de adaptação às alterações climáticas do concelho de Lagos, assim como as principais ações neste sentido que o município propõe implementar no futuro próximo. A ideia é definir rapidamente, a nível municipal, uma resposta que reduza a vulnerabilidade atual e futura.

Lagos assina compromisso

O seminário vai incluir ainda o momento da assinatura da carta de compromisso da Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas (Rede Adapt.Local), que está marcado para as 12h15, antes da sessão de encerramento, presidida pela presidente da autarquia, Maria Joaquina Matos.

O município de Lagos aderiu a esta rede em novembro de 2017, no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, promovido pela Agência Portuguesa de Ambiente. Esta rede integra cerca de 30 municípios e visa aumentar a capacidade dos municípios em incorporar a adaptação às alterações climáticas nas suas políticas, instrumentos e intervenções.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.