Renovado Museu de Lagos reabre após quatro anos

ouvir notícia

A reabertura do museu, fundado em 1932 e encerrado em setembro de 2017 para obras de remodelação, vai proporcionar “importante contributo para o reconhecimento e projeção cultural do Algarve”, refere a autarquia em comunicado.

A intervenção, agora concluída, permitiu uma nova programação dos conteúdos, a conservação e restauro do acervo e uma valorização da coleção exposta, agora exibida ao público em ambientes museográficos de acordo com conceitos atuais, mas com o máximo respeito pelas ideias originais do patrono e fundador do museu, Dr. José Formosinho, desvendou o município. A iluminação foi outra aposta do Museu, permitindo a valorização da talha dourada, as pinturas em tela, o teto pintado em perspetiva e a imagem do Santo Patrono da Irmandade

O museu, que vai funcionar no mesmo edifício onde se instalou há quase um século, vai contar com uma exposição de longa duração composta por um importante conjunto de peças correspondentes ao período posterior a 1460 (ano da morte do Infante D. Henrique) e que vai até ao fim da Guerra Peninsular.

- Publicidade -

Segundo o município, no interior do museu, algumas peças notáveis do seu acervo ganham agora o merecido destaque e contextualização histórica e artística por meio de textos acessíveis, grafismos e aplicações multimédia.

A Câmara de Lagos referiu também que o museu conta com a exibição de coleções especiais, constituídas pelo fundador do museu e enriquecidas por inúmeras doações das gentes de Lagos. Entre estas peças estão um gabinete de curiosidades, uma secção de pintura naturalista dos séculos XIX e XX e uma secção dedicada às chamadas indústrias artesanais ou caseiras.

A remodelação do equipamento e o restauro do acervo foram realizadas no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, numa candidatura com um investimento total no valor de 3,4 milhões de euros, beneficiando de um financiamento de 60% do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

A autarquia anunciou ainda que “em breve” vão ser realizadas obras de ampliação do Museu de Lagos Dr. José Formosinho para o edifício fronteiro, onde funcionou a antiga esquadra da PSP, para ali instalar as coleções correspondentes ao período que vai até 1460, de caráter predominantemente arqueológico.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.