“O terrorismo pode atacar novamente nos próximos dias”

ouvir notícia

.

Manuel Valls afirmou esta segunda-feira que a França está numa guerra contra o terrorismo, após os ataques da passada sexta-feira, alertando para a possibilidade de um novo atentado no país e noutros pontos da Europa.

“A França está de luto. Hoje e amanhã e estaremos com o nosso pensamento com as vítimas e as suas famílias que vivem um momento assustador. Estes ataques foram dirigidos à França porque é um país livre. Estamos em guerra contra o terrorismo, ele pode voltar a atacar nos próximos dias ou semanas. Não estou a dizer isto para assustar, mas para que os franceses estejam conscientes disso”, declarou o primeiro-ministro francês à RTL.

Valls sublinha que há operações que estão a ser preparadas não só contra a França mas também “contra outros países europeus”. “Vamos viver muito tempo com esta ameaça. Temos de estar preparados”, alerta.

- Publicidade -

De acordo com o governante gaulês, os ataques perpetrados pelo autoproclamado Estado Islâmico (Daesh) foram planeados há muito tempo na Síria, assegurando que a França responderá à altura com bombardeamentos às posições do grupo radical islâmico em Raqqa, na Síria, onde tem instalado o seu quartel-general.

“Vamos agir em todas as frentes para destruir o Daesh. Não terão descanso. O Estado Islâmico não pode vencer esta guerra”, garante.

Questionado sobre a Conferência do Clima, que arrancará no dia 29 de novembro em Paris, Valls diz que o evento vai manter-se conforme agendado, sendo apenas cancelados todos os atos festivos à margem. “Nenhum chefe de Estado e de governo pediu para adiar a sua vinda. Pelo contrário, todos querem estar lá. Penso que seria o contrário de abdicar perante o terrorismo”.

Manuel Valls voltou ainda a apelar á união do povo francês neste momento crítico: “Mais do que nunca a união será necessária”, sustenta.

Desde que foi decretado o estado de emergência em França, as autoridades reforçaram a segurança e apertaram o cerco a eventuais suspeitos. Valls anunciou esta manhã que desde sexta-feira foram realizadas 150 buscas em vários pontos do país.

Os media franceses referem que foram feitas várias detenções esta noite na região de Lyon, 12 delas em localidades nos arredores de Lyon e Grenoble. O objetivo da operação – que resultou da cooperação de várias autoridades – foi encontrar armamento.

O Ministério da Defesa francês anunciou no domingo que começou a bombardear vários pontos na cidade síria de Raqqa.“O primeiro objetivo foi destruir o posto de comando, o centro de recrutamento jihadista e depósito de armas e munições do EStado Islâmico. O segundo objetivo foi atinjir um campo de treino dos terroristas”, refere um comunicado do ministério.

Liliana Coelho (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.