Obama discute propostas para controlo de venda de armas

ouvir notícia

.

O Presidente Barack Obama está decidido a levar por diante a sua intenção de apertar o controlo da venda de armas nos Estados Unidos. O chefe de Estado anunciou a conclusão de uma série de novas ações para o efeito, propostas que discutirá esta segunda-feira com a procuradora-geral Loretta Lynch e o diretor do FBI, James Comey.

Uma das medidas consideradas prioritárias é a de alargar o registo dos vendedores, de forma a impedir o que hoje acontece com comerciantes de armas não licenciados, cujas vendas em feiras, ambientes informais ou online contornam a obrigatoriedade de verificação dos antecedentes dos compradores. São também consideradas ações determinantes a melhoria do sistema de contolo e registo de armas perdidas ou roubadas e o reforço das inspeções aos vendedores autorizados.

A limitação do acesso a armas no país é uma luta antiga para o Presidente norte-americano, que tem enfrentado a oposição continuada do Congresso, maioritariamente dominado pelos republicanos. Na sua mensagem de Ano Novo, Obama voltou ao tema e manifestou a vontade de redobrar os esforços contra a “epidemia de violência” armada, classificando-a como o maior “trabalho inacabado” do seu mandato na Casa Branca. Em 2015, a média nos EUA foi de, pelo menos, um tiroteio diário.

- Publicidade -

Mafalda Ganhão (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.