Obama e Romney tentam convencer os americanos na TV

ouvir notícia

.

O primeiro debate televisivo entre Barack Obama e Mitt Romney tem lugar na cidade de Denver. Este é um momento chave para o candidato republicano que procura contrariar o deslize nas sondagens. Economia será o tema principal da discussão que será vista por mais de 50 milhões de americanos.

Barack Obama ficará à esquerda no ecrã e Mitt Romney à direita, assim ficou decidido depois de um sorteio com recurso ao método “moeda ao ar”, o único aceite pelas campanhas democrata e republicana. Ambos têm direito apenas a um ensaio, que se realiza ao início da manhã de hoje, na cidade de Denver (final de tarde em Lisboa).

O evento é repleto de detalhes e todos são supervisionados por Janet Brown, a líder da Comissão de Debates Presidenciais, profissional no activo há 25 anos. “O primeiro debate televisivo é uma espécie de “Super Bowl” (final do campeonato americano de futebol) da política americana”, diz Brown ao Expresso.

- Publicidade -

Ontem ao final da tarde, ultimavam-se os preparativos. Os mais de 60 trabalhadores que montaram toda a estrutura em menos de uma semana dedicavam-se ao detalhes ligados à acústica do “Magness Arena”, um pavilhão normalmente usado para jogos de hóquei no gelo.

O debate de uma hora e meia começa hoje às 21h00 locais (às 4h00 de quinta-feira, em Lisboa) e será dedicado à política nacional, com a economia a dominar metade da discussão, cujo teor foi decidido pelo moderador do debate, o jornalista Jim Laher da televisão pública americana (PBS).

“Outro dos assuntos será a reforma do sistema de saúde, mas não posso dizer mais”, afirma Brown.

Ricardo Lourenço (Rede Expresso)
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.