Obama indeciso entre a “amiga” Hillary Clinton e o “irmão” Joe Biden

ouvir notícia

.

Barack Obama poderá ter uns últimos meses agitados como Presidente, uma vez que a luta pela sucessão dentro da sua administração já terá começado. Quem será o herdeiro do seu legado político?

A sua antiga secretária de Estado, Hillary Clinton, parecia a candidata perfeita, mas uma campanha fraca da democrata levou o vice-presidente, Joe Biden, a ponderar se entra ou não na corrida à Casa Branca. O próprio afirmara anteriormente que tomará uma decisão no final do verão.

“Presumo que ele [Biden] terá mais ou menos um mês para pensar nisto e anunciar a sua decisão”, disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

- Publicidade -

Os rumores sobre a possível candidatura de Biden surgiram durante o fim de semana, depois de uma reunião que manteve, em privado, com a senadora Elizabeth Warren, uma voz influente na ala esquerda do Partido Democrata.

Obama pressionado

A situação está a criar mal-estar não só entre os democratas, mas também no interior da administração Obama, com vários funcionários a lutarem para se manterem imparciais. A bênção de Obama poderá ser a chave para lançar em força a corrida de um dos dois políticos, o que coloca cada vez mais pressão nos ombros do Presidente.

Embora nem sempre tenham sido amigos, a relação entre Obama e Clinton melhorou bastante depois da nomeação da mesma para secretária de Estado. Quando Hillary anunciou a sua corrida às primárias do Partido Democrata, Obama não só enviou vários dos seus ajudantes de campanha para apoiar a candidata, como chegou a dizer que “Clinton pode ser uma excelente presidente”.

Contudo, este apoio à candidata nunca foi oficializado e, agora, com Biden a considerar concorrer, Obama terá de tomar uma decisão. Na altura em que o filho de Joe Biden morreu, o Presidente norte-americano afirmou que considera o seu vice-presidente como “um irmão”, e muitos esperam que Obama apoie Biden caso este decida concorrer.

RE

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.