Obama: Liu Xiaobo encarna “valores universais”

ouvir notícia

Nobel da Paz “merece muito mais esta recompensa que eu”, afirmou hoje Presidente norte-americano, distinguido em 2009 com o mesmo galardão.

O Presidente norte-americano, Barack Obama, afirmou hoje que o laureado com o Nobel da Paz, o dissidente chinês Liu Xiaobo, encarna “valores universais” e apelou à China para o libertar “rapidamente”.

“Liu Xiaobo merece muito mais esta recompensa que eu”, disse o Presidente norte-americano, distinguido em 2009 com o mesmo galardão.

- Publicidade -

“Liu recorda-nos que a dignidade humana depende também do progresso da democracia, de uma sociedade aberta e do Estado de Direito”, lê-se num comunicado divulgado pela Casa Branca.
Casa Branca exige libertação imediata

“Os valores que ele abraçou são universais, a sua luta é pacífica e ele deve ser libertado o mais rapidamente” possível, acrescentou.

Barack Obama afirmou também lamentar que Liu e a mulher tenham “visto recusada a autorização para assistir à cerimónia”, acrescentando que “neste dia, que é também o Dia Internacional dos Direitos Humanos”, é necessário “redobrar os esforços para fazer avançar os valores universais”.

O Nobel da Paz vai ser hoje simbolicamente entregue ao dissidente chinês, ausente da cerimónia por estar a cumprir uma pena de 11 anos de prisão.

Antigo participante do movimento pela democracia de Tiananmen (1989), Liu Xiaobo, de 54 anos, foi condenado em 2009 por “subversão”, depois de ter sido um dos signatários da chamada “Carta 08”, que pede reformas democráticas

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.