Portugal vai protestar classificação final de Obikwelu

ouvir notícia

O português Francis Obikwelu foi hoje classificado no quarto lugar da final dos 100 metros dos Europeus Barcelona2010, após recurso ao ‘photo-finish’ para definir tudo menos o campeão, o francês Christophe Lemaitre, único caucasiano abaixo dos 10 segundos.

Quando o britânico Dwain Chambers, que ‘cedeu’ o primeiro dos dois títulos continentais a Obikwelu por doping, parecia embalado, na pista nº3, para o triunfo, Lemaitre surgiu com uma ponta final demolidora, na sexta faixa, acompanhado por um surpreendente Obikwelu, na pista sete.

“Estou muito contente. É uma grande honra estar aqui. Não treinei como deve ser por causa das lesões no joelho, mas não quero desculpas. Portugal merecia mais uma medalha, mas estou feliz por aqueles que já as ganharam”, limitou-se a dizer o vice-campeão olímpico do hectómetro e recordista europeu (9,86), nascido há 31 anos na Nigéria, alheio à polémica.

- Publicidade -

Portugal vai protestar classificação final de Obikwelu

Portugal vai protestar a classificação oficial da final dos 100 metros dos Europeus de atletismo por discordar avaliação do “photo-finish” que atribuiu hoje o quarto lugar a Francis Obikwelu, disse à Lusa o selecionador nacional, José Barros.

Obikwelu falhou o acesso às medalhas apesar de ter sido creditado com o mesmo tempo que o segundo e terceiro classificados, na competição que decorre em Barcelona.

Foi necessário recorrer ao “photo-finish” para desempatar o inglês Mark Lewis-Francis, o francês Martial Mbanjock e o português, todos creditados com 10,18, tal como o outro inglês Dwain Chambers, que ficou em quinto.

O selecionador português, José Barros, confirmou à Lusa a entrega do protesto, mas escusou-se a adiantar os argumentos “por respeito ao júri de apelo e pelo facto de outras equipas e atletas estarem envolvidos”, adiantando que a decisão final, após nova análise por parte de um coletivo de juízes de cinco elementos, vai ser divulgada na quinta feira.

Obikwelu, que registou hoje o seu melhor desempenho do ano, confirmou também a ausência da prova dos 200 metros, a fim de preparar convenientemente a participação nas estafetas de 4×100.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.