Obra de Lídia Jorge homenageada em Loulé

ouvir notícia

Programa comemorativo prolonga-se até final de Março de 2011

Passaram trinta anos desde que a obra “O dia dos prodígios” de Lídia Jorge foi publicada. Esta data está a ser assinalada no concelho de Loulé, concelho natal daquela que é considerada por muitos como uma das escritoras portuguesas contemporâneas mais importantes.
As comemorações vão estar em curso até 31 de Março e incluem conferências, exposições, exibição de filmes, um encontro de escritores, teatro e um concerto da Orquestra do Algarve.
O Convento de Santo António abriu as suas portas no passado sábado com uma nova exposição intitulada: “O Dia dos Prodígios. Lídia Jorge. 30 anos de Escrita Publicada”. Patente até 31 de Março, a exposição será apresentada no próximo sábado por José Carlos Vasconcelos, pelas 15h00.
Ainda este ano, o talento da escritora vai ser reconhecido pela Universidade do Algarve que lhe vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa no próximo dia 15.
Já em 2011, o Convento de Santo António volta a receber a escritora para em encontro com escritores do Algarve intitulado “Existe uma Escrita do Sul?”. Este encontro está marcado para 11 de Janeiro, às 18h00, estando confirmadas as presenças de Nuno Júdice, Gastão Cruz e Fernando Cabrita.
Para o mesmo local está marcado um encontro com tradutores literários. “Será que o nosso Imaginário interessa aos Europeus?” é o tema deste encontro que está marcado para 18 de Fevereiro, às 19h00, e que conta com a participação de Karin von Scwedwe e Pierre Léglise Costa ficando a moderação a cargo de Pedro Ferré.
O remodelado Cineteatro Louletano vai ser o ponto de encontro para a exibição do filme “A costa dos murmúrios”, de Margarida Cardoso. Trata-se de um filme inspirado no romance homónimo de Lídia Jorge. A exibição está marcada para 20 de Fevereiro, pelas 16h00. A Orquestra do Algarve alia-se a esta homenagem à escritora e à sua obra com um concerto que se realizará a 26 de Fevereiro, pelas 21h30.
“A escrita de Lídia Jorge aos olhos da crítica literária” é o tema do encontro que o Convento de Santo António vai receber a 11 de Março, pelas 18h00. João Minhoto Marques, António Carlos Cortês e Paulo Serra vão participar neste encontro.
O Teatro da Trindade vai pisar o palco de Cineteatro Louletano a 27 Março, pelas 21h30, para apresentar a peça “O Dia dos Prodígios”.
Importa lembrar que no final de Novembro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé acolheram a conferência “O Dia dos Prodígios como Espelho de um País e de uma Identidade”. A escritora esteve presente nesta conferência que foi proferida por Eduardo Lourenço.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.