Obra do Lar de Balurcos já começou e deverá estar concluída em 2013

ouvir notícia

.

A construção do novo lar de idosos da localidade de Balurcos, concelho de Alcoutim, começou esta semana e o início das obras foi marcado pela visita do executivo da Câmara Municipal de Alcoutim, que se deslocou ao local a convite da Associação de Solidariedade Social, Cultura, Desporto e Artes dos Balurcos.

O custo total da obra é de 1.950.582,36 euros, comparticipando a autarquia alcouteneja 1.114.872,96 euros e o POPH (Programa Operacional de Potencial Humano) 835.709, 40 euros. O novo lar deverá estar concluído em meados de 2013, terá capacidade para 30 camas e disponibilizará os serviços de centro de dia e apoio domiciliário.

Com um novo lar no concelho, prevê-se que a longa lista de espera para entrada no Lar de Alcoutim diminua.

- Publicidade -

“Face ao envelhecimento da população portuguesa, que se tem acentuado nos últimos anos, temos de criar mais equipamentos sociais de apoio ao idoso e, infelizmente, o que está acontecer é a desistência de muitas candidaturas já aprovadas no âmbito do PARES (Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais), dada a dificuldade das IPSS em conseguirem financiamento para executar a obra”, salientou Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Alcoutim.

Os dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), com base nos últimos censos, revelaram que Alcoutim é o concelho com maior percentagem de alojamentos habitados apenas por um idoso (24,8% do total de casas habitadas).

Perante os números, Francisco Amaral defende que situações de risco poderiam ser evitadas se existisse, ou se se apostasse, numa densa rede de apoio domiciliário e sublinha que essa tem sido uma grande luta da autarquia alcouteneja.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.