Obra literária de Lídia Jorge em debate na biblioteca de Albufeira

ouvir notícia

.

No próximo dia 14 de julho, a Biblioteca Municipal de Albufeira acolhe a segunda sessão do Clube das Letras, uma iniciativa do Município de Albufeira que pretende explorar as obras de autores regionais e divulgar os seus percursos profissionais. “Instrumentalina”, obra de Lídia Jorge, vai ser debatida numa sessão moderada por Luísa Monteiro, a partir das 21h00. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição

 

O Município de Albufeira, através do Clube de Leitura da Biblioteca Lídia Jorge, vai realizar mais uma edição do Clube das Letras. A 14 de julho será a vez de Lídia Jorge, patrona da Biblioteca, ver a sua obra “Instrumentalina” debatida numa sessão moderada por Luísa Monteiro.

- Publicidade -

Editado pela primeira vez pelas Publicações Dom Quixote, em 1992, este conto fala de um sentimento de proximidade entre um tio e uma sobrinha a partir de um encontro ocorrido muitos anos depois, à beira do Lago Ontário, quando ela já é adulta e ele, um emigrante próspero. Mas a história que a protagonista narra na primeira pessoa remete para um lugar ao Sul de Portugal, durante o tempo encantado da infância, nos anos 60. É essa retrospetiva que permite uma espécie de invocação mágica do tempo quando o tio Fernando era um jovem rebelde e ela uma criança observadora e carente de afeto.

Lídia Jorge nasceu no Algarve, licenciou-se em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e foi professora do Ensino Secundário. Escreveu 15 livros editados em várias línguas, entre eles, romances, antologias de contos e uma peça de teatro. Foi nessa condição que passou alguns anos decisivos em Angola e Moçambique, durante o último período da guerra colonial. Foi membro da Alta Autoridade para a Comunicação Social e integra o Conselho Geral da Universidade do Algarve. Com o romance “Combateremos a Sombra”, ganhou o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores/Millenium BCP, em 2007. Em homenagem à escritora de renome no panorama literário nacional e internacional, a autarquia imortalizou o seu nome num equipamento cultural que promove a leitura no concelho. Desde o dia 7 de outubro de 2009, que a Biblioteca Municipal passou a ter o nome de Lídia Jorge, que tem dado o seu contributo em diversas iniciativas no concelho.

A moderação do evento ficará a cargo de Luísa Monteiro, protagonista da primeira sessão do Clube das Letras. Luísa é licenciada em Ciências da Comunicação, pós-graduada em Comunicação e Marketing Político e em Literaturas Românicas – Modernas e Contemporâneas, e é ainda doutorada em Literatura Comparada. Durante 17 anos dedicou-se ao jornalismo e publicou artigos literários em variadas revistas. Tem 23 obras de ficção publicadas, entre romance, novela e conto, assim como ensaio e biografia. Algumas destas obras obtiveram prémios literários, como o Prémio Florbela Espanca e o Lions Internacional, entre outros. Encenou mais de duas dezenas de trabalhos cénicos e atualmente dirige a Companhia de Teatro Contemporâneo e é encenadora residente da Companhia Guizos – Teatro.

Durante a sessão, que tem início às 21h00, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Albufeira, será oferecida uma ceia composta por chá e bolinhos, assim como marcadores de livros. Os participantes que não possuam a obra “Instrumentalina” devem mencioná-lo na inscrição, até à próxima sexta-feira, 10 de julho.

JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.