Obras na baixa da cidade visam impedir que água drenada de caves seja paga

ouvir notícia

A empresa responsável pela gestão de águas e resíduos em Faro está a fazer obras na baixa da cidade para impedir que a água drenada de caves seja paga como água residual doméstica, informa a Fagar, em comunicado.

As obras, que estão em curso desde o final de julho, deverão estar concluídas em setembro, diz a empresa, que explica que os trabalhos, de caráter “urgente”, tiveram que ser feitos na época do ano em que o risco de chuva é menor.

- Publicidade -

Segundo a Fagar, desde janeiro que os efluentes conduzidos às Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) nascente e noroeste da cidade passaram a ser contabilizados e pagos depois de a empresa ter transferido aquelas infraestruturas para a Águas do Algarve.

Uma vez que a rede de saneamento da baixa da cidade é unitária, congregando águas residuais e pluviais, o conselho de administração da Fagar decidiu avançar com obras para separar as águas residuais domésticas das pluviais.

“Esta urgência prende-se com o facto de a água da chuva e de drenagem periférica de caves estar a ser contabilizada como água residual doméstica e assim paga à Águas do Algarve”, explica a Fagar, que diz que depois das obras essas águas serão encaminhadas como esgoto.

As obras para separar os troços unitários de saneamento estão a decorrer na Avenida da República e na Rua Comandante Francisco Manuel, prevendo-se que estejam concluídas entre o final de agosto e meados de setembro.

A Fagar diz ainda estar a tentar minorar os inconvenientes que as obras poderão causar e garante que as mesmas terão um curto prazo de execução.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.