Obras na D. Ana fazem praia perder prémio da Quercus

ouvir notícia

.

A Quercus decidiu suspender esta quarta-feira a classificação “Qualidade de Ouro”, atribuída à praia de Dona Ana, no concelho de Lagos, por considerar que “as recentes intervenções realizadas colocam em causa o equilíbrio ambiental e paisagístico que deve nortear a atribuição deste galardão”.

“As recentes intervenções efetuadas nesta praia, com um custo base de 1,8 milhões de euros, compreenderam a recarga artificial numa extensão de 40 metros, a construção de um esporão para retenção de sedimentos e a consolidação de arribas. Para além de alterarem significativamente a paisagem natural característica da praia da Dona Ana, colocam em causa a conservação e a proteção de ecossistemas marinhos de elevada biodiversidade, nomeadamente a destruição de dois roteiros subaquáticos identificados pela Universidade do Algarve”, justifica a associação.

A Quercus considera ainda que estas intervenções, devido ao seu custo elevado e ao seu carácter temporário, “não se justificam”. “A segurança dos utentes não passa pela destruição da beleza paisagística das nossas praias, mas por campanhas de sensibilização e por limitar o número de utentes por praia, medida fundamental em praias de arribas instáveis, como é o caso da Praia de Dona Ana”, salientam os ambientalistas.

- Publicidade -

A associação adverte também para a crescente construção de hotéis e habitações privadas em domínio público hídrico, uma situação que “reflete o deficiente ordenamento do território na região do Algarve, constituindo a grande causa para a degradação das arribas”. “É necessário minimizar os impactes que advêm da erosão das arribas e a requalificação das praias, porém, consideramos importante a rápida atuação do poder político no sentido de proibir e instaurar a retirada de habitações que se encontram em zonas assinaladas com elevado perigo de derrocada”, acentuam os responsáveis da Quercus.

JA

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.