Obras no telhado da Sé de Silves já arrancaram

ouvir notícia

.

A Direção Regional da Cultural do Algarve lançou uma empreitada para recuperar as coberturas da Sé de Silves, que ficaram gravemente danificadas após o tornado do passado dia 16 de novembro. As obras já estão em curso e deverão estar concluídas no próximo mês de julho.

Segundo adianta a direção regional em comunicado, “a empreitada centra-se na cobertura voltada a sul da nave central, onde houve maiores danos, com o arranque de várias fiadas de telhas, que se quebraram, originando, por sua vez, perturbações nos beirados e na linha de cumeeira longitudinal da nave, bem como nas «linhas de vida» ficaram igualmente inoperacionais”.

O valor do investimento, suportado inteiramente pela Direção Regional de Cultura do Algarve, é de 57 mil euros.

- Publicidade -

A Sé de Silves foi um dos edifícios afetados pelo tornado que atingiu aquela localidade há cerca de seis meses, provocando um morto e 13 feridos. A catedral ficou com parte do telhado destruído, danos no circuito elétrico dos sinos e um vitral antigo partido. O fenómeno natural deixou ainda a sua marca em mais de uma centena de habitações em Silves.

Em 2009, a Sé de Silves já tinha sido alvo de obras de restauro que se arrastaram durante um ano, depois de, em 2006, a queda de uma trave de madeira em plena missa ter levado à interdição de parte da catedral que já foi sede do Episcopado do Algarve e é um dos monumentos algarvios mais visitados pelos turistas.

Com o teto a ameaçar ruir, praticamente não se realizaram casamentos ou batizados naquela igreja nos últimos anos, sendo celebradas algumas missas, embora a regularidade do serviço religioso tenha sido afetada.

Depois de um longo processo de procura de fontes de financiamento, a obra de recuperação do telhado avançou em 2009 com o apoio do Ministério da Cultura e de mecenas privados.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.