Oeste algarvio terá mesmo POOC único de Odeceixe a Vilamoura

ouvir notícia

A retoma do POOC Odeceixe-Vilamoura deve avaliar as urbanizações previstas para o litoral algarvio. O novo Plano deverá estar concluído em outubro de 2020

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve anunciou esta semana que serão em breve retomados os trabalhos de revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) Sines-Burgau, no segmento compreendido entre Odeceixe e Burgau, e do POOC Burgau-Vilamoura.

Aqueles dois instrumentos de planeamento darão lugar a um único, que passará a designar-se Programa da Orla Costeira Odeceixe-Vilamoura (POC-OV).

- Publicidade -

O litoral do Algarve separar-se-á assim do Alentejo, ficando com dois POOC’s em vez dos atuais três: um para o Oeste e Sudoeste algarvio e outro no segmento sotaventino do litoral algarvio, de Vilamoura a Vila Real de Santo António. Este último permanece como atualmente.

A retoma da elaboração foi determinada através do Despacho n.º 9316/2019, de 3 de outubro, da secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos, que decide dar seguimento ao processo entretanto interrompido e assumir as mesmas finalidades e objetivos que haviam sido estabelecidos para o anterior procedimento.


Em nota de Imprensa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve (CCDR Algarve) assinala que continua a ser de obrigatória ponderação no âmbito deste processo a edificabilidade prevista para o litoral algarvio num conjunto de planos territoriais incidentes na faixa com a largura de 500 metros a contar da margem das águas do mar.

De acordo com um levantamento da edificabilidade prevista em planos territoriais vigentes na faixa costeira do Algarve, efetuado em 2017 pela CCDR Algarve, “de um total de 47 planos de pormenor e planos de urbanização aprovados existem treze nos quais é prevista uma edificabilidade hoteleira e habitacional, ainda não concretizada, de quase 20.000 camas turísticas e 7.000 novos fogos fora de áreas urbanas tradicionais”, enumera a organização.

Trata-se essencialmente de planos territoriais aprovados antes da entrada em vigor do novo Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL) ou que beneficiaram do regime de exceção decorrente do diploma legal que aprovou a revisão daquele plano regional, em 2007, e que por isso não tiveram de se sujeitar às restrições e condicionamentos daí decorrentes para o litoral algarvio.

O âmbito territorial do POC Odeleite/Vilamoura inclui as águas marítimas costeiras e interiores e respetivos leitos e margens, assim como as faixas de proteção marítimas e terrestres com a largura de 500 metros a contar da margem, podendo ser ajustada para uma largura máxima de 1.000 metros.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.