Oferta de manuais escolares pode deixar dois mil sem emprego

ouvir notícia

.

A venda e o preço dos livros escolares têm sido um tema polémico nos últimos anos. Por um lado, as editoras que reivindicam a necessidade de se atualizarem os manuais de forma regular e o retorno financeiro que estes trazem para elas e livrarias. Do outro, as famílias portuguesas que gostavam de conseguir reutilizar manuais e poupar algum dinheiro.

Com as poupanças conseguidas com a renegociação dos contratos de associação, António Costa prometeu oferecer a todos os alunos a entrarem no primeiro ano do ensino básico os respetivos manuais escolares. Em entrevista ao programa “Terça à Noite” da Rádio Renascença, Vasco Teixeira, administrador do grupo Porto Editora, diz que esta iniciativa pode criar até 2000 desempregados e ter um “efeito dominó”.

Das cerca de 600 livrarias no país, Vasco Teixeira explica que metade podem encerrar caso a oferta dos manuais escolares avance nos moldes que até agora são conhecidos. Muitas destas livrarias sobrevivem graças ao balão de oxigénio proporcionado pela venda dos manuais escolares, explica. “Esta medida pode gerar mil a dois mil desempregados, destruir empresas de comércio local e dificultar o acesso à cultura”, diz.

- Publicidade -

Para o administrador da Porto Editora, as medidas do Governo “não têm sido claras nem bem explicadas” e lembra que estas não constavam do programa eleitoral. Ainda assim, Vasco Teixeira admite que o caminho no futuro aponta para a reutilização de manuais escolares.

Fábio Monteiro (Rede Expresso)

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.