Oitava edição do FIESA exibe trabalhos de 50 escultores no concelho de Silves

ouvir notícia

Mais de 200 mil pessoas esperadas na maior cidade esculpida em areia do mundo

Este ano, o Festival Internacional de Esculturas em Areia (FIESA) tem como tema “Mundo Vivo” e exibe trabalhos da autoria de 50 escultores de vários países, entre os quais nove portugueses.
A organização estima que a mega exposição receba mais de 200 mil pessoas, ao longo dos cinco meses, superando os 180 visitantes registados em 2009.


- Publicidade -

As esculturas retratam o mundo natural, a fauna e a flora do nosso planeta, desde o reino animal dos vá-rios continentes, passando por animais extintos e mitológicos, até às possíveis formas de vida extra terrestre.
Dragões, serpentes marinhas, gorilas, elefantes, galinhas, pinguins, insetos, peixes e aves, são alguns dos animais reproduzidos em areia, bem como os seus habitats naturais e os seres humanos que lhes são próximos.

As esculturas gigantescas de areia, algumas com cerca de 10 metros de altura, ocupam uma área de 15 mil metros quadrados, tendo sido utilizadas cerca de 35 mil toneladas de areia, para dar “vida” aos trabalhos.
Para concretizar as esculturas, são utilizados unicamente areia e água, elementos para proporcionar um material compacto que depois é “delicadamente” esculpido com escovas e pequenos instrumentos.
Nestes projetos de grandes dimensões são utilizadas máquinas para empilhar a areia, e caixas de madeira que ajudam à sua compactação.

“A construção é um trabalho minucioso feito por alguns dos melhores escultores de areia do mundo, muitos dos quais premiados nos maiores festivais internacionais desta arte”, disse Alper Alagoz, escultor turco e o criador do festival, em 2002.

Maior cidade do mundo esculpida em areia

Segundo Alper Alagoz, o espaço continua a ser “único na Península Ibérica, e mantém o mérito de ser a maior cidade do mundo esculpida em areia que se mantém ao longo de cinco meses”.

A edição de estreia, dedicada a “Histórias de Encantar”, foi visitada por cerca de cem mil pessoas, número que “tem aumentado ano após ano”, tendo atingido os 180 mil visitantes em 2009.
“Esperamos ter mais visitantes na edição deste ano”, destacou o escultor turco, há nove anos radicado em Portugal.

Durante o dia as esculturas podem ser admiradas com detalhe, enquanto à noite, a iluminação transporta os visitantes para uma atmosfera mítica, animada por espetáculos de música ao vivo, teatro e dança.
O recinto tem mantido ao longo das várias edições, um espaço lúdico onde os visitantes podem aprender e realizar esculturas de areia.

Situado entre a estrada nacional 125 e a autoestrada 22 (Via do Infante), entre Pera e Algoz, no concelho de Silves, o FIESA pode ser visitado entre as 10h00 e as 24h00, até ao dia 22 de outubro.

Texto publicado na íntegra in JA Magazine Nº 2779 de 1 de Julho
- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.