Oito algarvios nos mundiais e europeus de vela

ouvir notícia

André Granadeiro, do Ginásio Clube Naval de Faro

.

Os velejadores da região que representam a Seleção Nacional pertencem à Associação Naval do Guadiana, ao Ginásio Clube Naval de Faro, ao Clube Naval de Portimão e ao Clube de Vela de Lagos. Participam nos europeus e nos mundiais das classes Laser 4.7 e Optimist, que decorrem até ao início de agosto

DOMINGOS VIEGAS

- Publicidade -

O Algarve vai estar representado nas Seleções Nacionais por oito velejadores nos campeonatos mundiais e europeus das classes Laser 4.7 e Optimist, que começaram este fim de semana e decorrem até ao início de agosto em vários países da Europa.

André Granadeiro, do Ginásio Clube Naval de Faro, será o único algarvio, e também o único português, a participar nas duas competições da classe Laser 4.7: Campeonato do Mundo da Juventude, que se disputa em Kiel, na Alemanha, de 30 de julho a 7 de agosto, e Campeonato Europeu, que começa já no próximo dia 02 de julho e decorre até ao dia 09, na localidade francesa de Crozon-Morgat (Bretanha). Será ainda o único representante algarvio no Europeu.

A comitiva nacional que se desloca ao mundial será composta por cinco velejadores, todos do escalão sub-18, e inclui, ainda, Daniela Miranda e Bruna Carvalho, ambas da Associação Naval do Guadiana, que se sagraram campeã e vice-campeã nacionais, respetivamente.

Bruna Carvalho e Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana
Bruna Carvalho e Daniela Miranda, da Associação Naval do Guadiana

Refira-se que aquelas duas velejadoras são as únicas portuguesas (categoria feminina) a representar o nosso país naquela prova. João Abrantes, também da Associação Naval do Guadiana, qualificou-se, ao alcançar o quarto lugar no Nacional, mas, segundo apurámos, não participará por questões pessoais. Mesmo assim, o Algarve está em grande destaque nesta Seleção Nacional, já que dos cinco selecionados, três são da nossa região.

“O meu objetivo seria chegar ao grupo de ouro ou a um lugar nos dez primeiros sub-16”, explicou André Granadeiro, em declarações ao Jornal do Algarve, em vésperas de disputar pela primeira vez um Mundial e um Europeu e, curiosamente, no mesmo mês.

Para o velejador do GCN Faro, a principal dificuldade será “o número de participantes” naquelas competições internacionais (o Mundial terá cerca de 240, oriundos de 30 países). “Vai ser, certamente, um mundial muito competitivo e um europeu também muito competitivo”, garantiu.

Porém, depois de ter estudado os locais das duas competições, André Granadeiro pensa que poderá sentir-se mais à vontade no Europeu de França, já que este “disputa-se num local onde não há muitas correntes e, como as provas são numa baía, também pode ser que não haja muita ondulação”.

Refira-se que André Granadeiro conseguiu a qualificação ao terminar na segunda posição do ranking nacional, atrás de Miguel Rouxinol e à frente de João Ilhão, ambos do Clube de Vela Atlântico (Leça da Palmeira) e também selecionados para o mundial.

Mundial de Optimist em Vilamoura

No Campeonato do Mundo de Optimist, classe destinada a jovens até aos 12 anos, que começou no passado fim de semana e decorre até à próxima segunda-feira em Vilamoura, Portugal estará representado por cinco velejadores, dois dos quais algarvios: Beatriz Gago, do Clube Naval de Portimão, e Guilherme Cavaco, do Ginásio Clube Naval de Faro. Refira-se que Beatriz Gago será a única participante feminina na Seleção Nacional.

De 15 a 22 de julho disputa-se o Campeonato da Europa de Optimist, em Crotone, Itália, e a equipa nacional será composta por oito velejadores, três dos quais algarvios: Beatriz Cintra, do Clube Naval de Portimão, Manuel Fortunato, do Clube de Vela de Lagos, e Viktoriya Kononova, da Associação Naval do Guadiana.

A Seleção Nacional de Optimist será acompanhada pelo treinador algarvio Nuno Silva, do Ginásio Clube Naval de Faro, que foi apurado devido aos pontos alcançados pelos velejadores daquele clube da capital algarvia na prova de apuramento.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.