Olhão alerta para combate às desigualdades e à erradicação da pobreza

ouvir notícia

Sessão de ‘mindfulness yoga’ integrada na Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades e Erradicação da Pobreza

Olhão assinala a Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades e Erradicação da Pobreza através de iniciativas concretas destinadas aos seniores e aos jovens do concelho, mas transversais a todas as outras faixas etárias. A câmara municipal pretende, assim, alertar para o risco de pobreza e exclusão social.

As iniciativas “Igual Mente”, “Para mim ser Igual é…” e ações de sensibilização para as questões da igualdade, decorrem desde ontem e vão prolongar-se durante esta quarta-feira em vários espaços da cidade. Durante estes dois dias realizam-se também ações de sensibilização para as questões da igualdade, através da distribuição de folhetos com o objetivo de alertar para a violência doméstica e no namoro ou decorrente da homofobia e do tráfico de seres humanos.

As atividades pensadas pela autarquia para esta quarta-feira, a partir das 14h00, realizam-se na sede da MOJU e dedicam-se aos mais jovens. Trata-se de um debate com recurso a dinâmicas de grupo como forma de promover a reflexão em torno da igualdade nas suas várias dimensões.

- Publicidade -

O dia de terça-feira começou com uma sessão de ‘mindfulness yoga’ na Casa da Juventude. Cerca de três dezenas de utentes dos centros comunitários da Cruz Vermelha de Olhão, Al-Hain (ACASO) e Verdades Escondidas, sentiram os benefícios dos exercícios propostos pelo professor Sabino Soares com o objetivo de atingir o bem estar físico e mental.

Elsa Parreira, a vereadora com o pelouro da Coesão Social, realçou a necessidade de se trabalhar para a “igualdade de inclusão e participação social”. “É urgente combater as desigualdades que ainda existem, através de um apoio cada vez mais próximo junto da população mais descriminada socialmente”, afirmou.

Num ambiente descontraído e informal, as pessoas que, pela sua faixa etária, muitas vezes são as principais vítimas de desigualdades e pobreza, aprenderam qual a melhor forma de respirar, essencial para o bem estar físico e mental. “Se todos tivéssemos tempo para fazermos atividades como estas, o Mundo seria bem melhor”, assegurou Sabino Soares, enquanto as suas ‘alunas’ seniores realizavam exercícios de ‘mindfulness yoga’.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.