Olhão: Biblioteca dedica mês de abril a Mário de Carvalho

ouvir notícia

.

Na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, de Olhão, todos os meses são consagrados à vida e obra de um autor, que nesse período merece especial destaque naquele espaço de leitura. Abril não é exceção, tendo o autor escolhido sido Mário de Carvalho.

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa em 1944, tendo-se licenciado em Direito. Em 1971, foi preso pela polícia política durante a instrução militar. Submetido a 11 dias de privação do sono, acabou por cumprir 14 meses de prisão nas cadeias políticas de Caxias e Peniche. Essa situação encontra-se dramatizada no filme “Quem é Ricardo?”, de José Barahona.

Saiu ilegalmente de Portugal em 1973 e exilou-se na Suécia. Regressado a Portugal, dedicou-se à advocacia de causas, nomeadamente sindicais e de inquilinato.

- Publicidade -

Integrou a direção da Associação Portuguesa de Escritores, durante as presidências de David Mourão-Ferreira e Óscar Lopes.

Foi professor convidado da Escola Superior de Teatro e Cinema e da Escola Superior de Comunicação Social durante vários anos. Orientou pós-graduações em escrita de teatro na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e várias oficinas de escrita de ficção. É pai da escritora Rita Taborda Duarte e da jornalista Ana Margarida de Carvalho.

O seu primeiro livro, Contos da Sétima Esfera, surpreendeu pela desconcertante incursão na literatura tradicional portuguesa.

Romancista, novelista, contista, ensaísta, dramaturgo e guionista, são vários os géneros literários onde se inclui. Da sua vasta obra literária, destacam-se títulos como Contos Vagabundos, Fantasia para Dois Coronéis e uma Piscina, Casos do Beco das Sardinheiras e A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho.

.

.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.