Olhão: Biblioteca dedica mês de março a Manuel Madeira

ouvir notícia

Manuel Madeira

No próximo dia 16 de março, às 16h00, é inaugurada no átrio da Biblioteca Municipal de Olhão uma exposição sobre a vida e obra do poeta Manuel Madeira, que irá contar com a presença do próprio.

A iniciativa visa não só o reconhecimento pela sua obra literária, mas também homenagear um homem que lutou de forma continuada e determinada contra o fascismo, daí estar igualmente calendarizado para o dia 19, às 17h00, uma sessão de homenagem no espaço polivalente da Biblioteca, com a presença de Natércia Madeira, filha do autor, e também de Teodomiro Neto e Idalécio Soares, entre outros convidados.

Ainda durante o mês de março, e porque se comemora a 21 o Dia Mundial da Poesia, está prevista a leitura de poemas do autor no dia 17 às 15h00, no habitual espaço do Clube de Leitura da Biblioteca.

- Publicidade -

Manuel Madeira nasceu em Messines, em agosto de 1924, tendo ficado órfão de pai muito novo. Viveu em Faro e Olhão a sua juventude, tendo partido aos 25 anos rumo à capital portuguesa onde se fixou durante mais de 40 anos para trabalhar, escrever e lutar contra a ditadura.

Em 1991, já reformado, voltou a Olhão, onde reside. Ao longo da sua vida colaborou com poesia e ensaios em publicações clandestinas de divulgação cultural e foi co-fundador do jornal de Olhão “Clamor”. Muitos dos seus trabalhos literários foram cortados pela Censura.

O autor tem poemas publicados na “Antologia Portuguesa do Pós-Guerra”, está representado na “Antologia 100 Anos – Frederico Garcia Lorca”, participou na homenagem “Neruda 100 Anos Depois” e tem vários livros editados, com particular destaque para a compilação de poemas escritos entre 1949 e 2004: “No Encalço do Real Inalcançável”. O seu último livro foi publicado em 2013 e chama-se “Universo Aberto com Trancas à Porta”.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.