Olhão despede-se do verão com semana cultural

ouvir notícia

.

Olhão vai celebrar a cultura de forma mais intensa entre os dias 5 e 11 deste mês com a semana cultural “Recortes de Olhão”. A iniciativa é da responsabilidade da Divisão de Cultura do município de Olhão e inclui uma noite romana, um passeio pela zona histórica e pelo património cultural de Moncarapacho e um café-concerto no Auditório Municipal de Olhão.
“A Ria Formosa” é o nome da conferência que vai inaugurar o calendário de eventos desta semana cultural. A conferência realiza-se no dia 5, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal de Olhão e será proferida pelo professor Sadat Muzavor que irá falar sobre a origem, evolução e os ecossistemas da Ria Formosa.
A visita guiada pelo Centro Histórico olhanense está marcada para o dia 6, a partir das 19h00 e tem como ponto de encontro o Museu da Cidade. Esta é uma atividade gratuita que implica inscrição que pode ser efetuada através dos contactos: 289 700 103 ou [email protected].
“A evolução administrativa da Câmara” é a exposição documental que vai estar patente na entrada da Câmara Municipal de Olhão a partir do dia 7. Uma exposição que pretende mostrar os progressos administrativos que a autarquia tem vivido desde a sua fundação em 1826.
Ainda no dia 7, os mais jovens são convidados a passar pelo Jardim Municipal entre as 11h00 e as 16h00. Durante este período, decorrerá a atividade “Ria com Histórias” que promete desvendar algumas lendas relacionadas com a Ria Formosa.
O humorista Serafim vai passar pelo Auditório Municipal no dia 8, a partir das 22h00, para um momento de stand up comedy, seguindo-se uma atuação musical de Zé Eduardo.
A noite romana Salve Chrisanto! está agendada para o dia 9 e vai decorrer no Parque Natural da Ria Formosa, a partir das 21h00. De acordo com a organização, esta é uma atividade com lotação máxima de 25 participantes que vão viver “uma viagem ao tempo de Crisanto, um escravo, oriundo da Grécia e que habitou o território que hoje conhecemos pelo nome de Quinta do Marim”. “Será possível conhecer os seus costumes e a sua história através de um percurso acompanhado pelo Parque Natural da Ria Formosa”, adianta a organização.
Passear pela Ria Formosa a bordo do Caíque Bom Sucesso é a proposta para 10 de setembro. A viagem tem início às 9h30 e tem como objetivo proporcionar aos participantes uma abordagem histórico-cultural da Ria Formosa mostrando o seu papel no desenvolvimento de Olhão. Para a noite está reservado um momento de teatro ao ar livre. “Mê menine, e o tê pai?” é o nome da comédia que vai passar no espaço entre os Mercados Municipais a partir das 22h00.
“Recortes de Olhão” termina a 11 de setembro com uma visita guiada a Moncarapacho durante a manhã e um convite para o Chá Dançante que se realiza todos os domingos na Casa do Povo de Moncarapacho a partir das 15h00.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.