Olhão: Domingos Abrantes conta a sua fuga da prisão de Caxias

ouvir notícia

Domingos Abrantes estará em Olhão no próximo sábado

No próximo sábado, a partir das 16h00, o Centro de Trabalho do PCP de Olhão promove a sessão evocativa “Fuga de Caxias – Uma fuga audaciosa pela Liberdade e pelo Socialismo”, com a participação de Domingos Abrantes, protagonista desta fuga que ocorreu em 1961, em plena ditadura fascista.

Dos episódios que marcaram a heróica resistência dos comunistas à ditadura fascista, as fugas das prisões encontram-se ente os mais notáveis, particularmente porque, ao evadir-se, faziam-no para continuar, cá fora, a luta contra o fascismo e também pelo que essas fugas revelam de persistência, coragem e organização.

A fuga de Caxias é disto um excelente exemplo. Quando na manhã do dia 4 de dezembro de 1961, oito dirigentes e militantes do PCP escaparam em alguns instantes do Forte de Caxias num carro blindado, tinham atrás de si um longo tempo de preparação, durante o qual houve que avaliar possibilidades e riscos e prever o imprevisível. Muitos planos foram traçados e quase outros tantos acabariam por cair por terra. Até àquele que acabaria por devolver os oito comunistas à liberdade.

- Publicidade -

“É sobre este acontecimento, o seu significado e o impacto na continuação da luta, que a Organização Concelhia de Olhão do PCP, promove a sessão evocativa”, referem os comunistas olhanenses, frisando que a iniciativa será aberta a todos os interessados. A sede do PCP de Olhão localiza-se na Praça da Restauração, junto ao museu da cidade.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.