Olhão é pioneiro na região em formação de primeiros socorros para animais

ouvir notícia

.

O concelho de Olhão será o primeiro do Algarve, e o terceiro a nível nacional, a receber uma ação de formação de primeiros socorros para animais.

A iniciativa, organizada pela Associação de Defesa dos Animais e Plantas de Olhão (ADAPO), decorre este fim de semana em duas sessões, sábado e domingo, entre as 08h30 e as 18h00, na sala de convívio da Escola Dr. Alberto Iria. A iniciativa conta com o apoio da Câmara e dos Bombeiros Municipais de Olhão.

Com o número de animais de companhia, tanto com dono como abandonados, a aumentar diariamente, têm surgido cada vez mais casos de atropelamento, envenenamento, maus-tratos e inalação de fumos devido a incêndio. É cada vez mais comum, em situações de desespero, os donos solicitarem o apoio de associações de proteção animal e dos bombeiros. Em ambos os casos, a formação na área dos primeiros socorros para animais é quase inexistente, pelo que a associação olhanense de proteção animal ADAPO considerou fundamental a realização de ações de formação nesta área.

- Publicidade -

O principal objetivo é formar o maior número de pessoas para que, em caso de necessidade, possam atuar minimizando o sofrimento dos animais e tentando aumentar as suas possibilidades de sobrevivência.

Com o valor angariado nas inscrições do curso, será adquirido material de primeiros socorros para entrega a entidades que lidam diretamente com animais que ficarão, assim, melhor preparadas para auxiliar animais em caso de necessidade.

Os destinatários preferenciais da iniciativa, que vai reunir cerca de 150 participantes, são associações de proteção animal, canis municipais, bombeiros, equipas cinotécnicas, hotéis para animais, escolas de treino canino, cabeleireiros caninos, “pet sitters”, mas também donos de animais e público em geral que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Os participantes terão formação em cuidados básicos com animais de estimação, emergências mais comuns, reanimação RCP, manobra de Heimlich e transporte e manuseamento de animais feridos. O programa inclui também uma componente prática, onde serão aplicados os conhecimentos adquiridos.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.