Olhão e Tavira revivem a tradição dos maios

ouvir notícia

.

Esta quinta-feira, feriado do 1.º de Maio, as bermas das estradas e as soleiras das casas vão ser invadidas pelos tradicionais bonecos que satirizam o quotidiano

.

Os maios estão de regresso neste 1.º de maio. A tradição de expor bonecos que surpreendem, assustam e satirizam, vai acontecer um pouco por todo o concelho de Olhão, em especial entre Bias do Sul, Alfândanga, Brancanes e Quelfes, mas também no concelho de Tavira, especialmente na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo.

- Publicidade -

No primeiro dia de maio, era tradição celebrar-se a primavera e o rito da fertilidade de um novo ciclo da natureza bem como o início de um novo ano agrícola. A partir de 1974, começou-se a celebrar em Portugal o Dia do Trabalhador.

Na primavera celebra-se o despertar da natureza. Realizam-se os piqueniques junto aos ribeiros ou no cimo dos cerros. Relembram-se as idas das “maias vivas”, jovens que permaneciam imóveis e silenciosas, aos bailes e às festas, vestidas de branco e adornadas com flores. Os atuais maios, bonecos de farelo imóveis mas maldizentes, invadem as soleiras das casas na aldeia e nos caminhos que a circundam.

O concelho de Olhão tem uma tradição com 30 anos, que atrai bastantes visitantes para apreciar os bonecos, em tamanho real, que simbolizam uma profissão ou uma arte, vestidos com roupa e sapatos e que são colocados na madrugada de 30 de abril e retirados na noite de 1 de maio. Pretendem retratar cenas da vida real, satirizar, ou mesmo relatar saudavelmente o quotidiano.

O Futebol Clube de Bias e a Associação Dica oferecem prémios simbólicos para os melhores maios, exibindo em Bias do Sul, Alfândanga, Brancanes e Quelfes, os trabalhos realizados pelos habitantes do concelho.

Durante este mês também existem maios “à solta” na freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo (Tavira), sendo que a festa ocorre, sobretudo, esta quinta-feira, dia 1 de maio.

“Maios e Maias” é ainda o tema do ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica previsto para o próximo sábado, dia 03, pelas 15h00, também em Santa Catarina da Fonte do Bispo. Trata-se de um passeio sob a orientação de Susana Miguel e Carlos Sousa, que conta com o apoio da Junta de Freguesia e do projeto CLDS Rosmaninho. Este passeio possibilitará percorrer a rota dos maios e aprender a fazer um destes bonecos, além de ser o dia de Vera Cruz, data em que manda a tradição adornar cruzes nas bermas de estrada.

A inscrição para o passeio é gratuita, mas obrigatória, e destina-se ao público em geral. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através de email ([email protected]) ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, que está aberto de terça-feira a sábado, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.