Olhão: Esquerda e direita juntam-se para destronar PS na assembleia municipal

ouvir notícia

.

Apesar de o PS ter voltado a vencer as eleições para a câmara municipal, com António Pina a suceder a Francisco Leal, desta vez sem maioria absoluta, os socialistas perderam a liderança da assembleia municipal para o PSD, graças a uma aliança entre os partidos da esquerda com os da direita. Assim, Daniel Santana foi eleito presidente da assembleia municipal de Olhão.

O PS/Olhão já veio a público criticar esta aliança, frisando que, apesar da eleição ter sido efetuada por voto secreto, o resultado permite concluir que houve “união” entre PSD e os restantes partidos para eleger Daniel Santana, que obteve 14 votos, o que corresponde exatamente à soma dos membros sociais-democratas (sete), do BE (três), da CDU (três) e do movimento independente «Novo Rumo» (um).

O PS, com 11 membros – exatamente o mesmo número de votos obtidos pela lista que o partido apresentou –, tinha apenas a maioria relativa de membros no órgão.

- Publicidade -

De referir que o PS apresentou José Manuel Coelho como candidato à liderança da assembleia municipal. Coelho era o segundo da lista socialista, já que o primeiro era Francisco Leal, anterior presidente da câmara, mas este não terá reunido os consensos suficientes.

Confrontada com a aliança entre os partidos de esquerda e direita, o PS/Olhão criticou duramente os responsáveis, acusando-os mesmo de “esquecerem ideologias em prol de vinganças e acordos obscuros em alianças contranatura”.

“E eis que em Olhão as forças políticas de esquerda uniram-se contra o PS para aprovar uma estratégia de direita, uma estratégia de contragovernação”, acentuam os socialistas, rematando que “o voto dos olhanenses na CDU e no Bloco de Esquerda serviu para apoiar a direita, o partido do governo e dos políticos responsáveis pela redução das freguesias importantes ao apoio dos cidadãos mais carenciados e pretendem implementar no país um estado neoliberal”.

Tanto os membros da CDU como do BE justificam a decisão de apoiar o candidato do PSD com a necessidade de mudança no concelho.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.