“Olhão fez-se a si próprio” apresentado no sábado

ouvir notícia

António Rosa Mendes

No próximo sábado, dia 24 de setembro, às 18h00, a editora ‘Sul, Sol e Sal’ irá apresentar a reedição da obra “Olhão fez-se a si próprio”, de António Rosa Mendes. A apresentação estará a cargo do professor Joaquim Romero de Magalhães e terá lugar nas instalações da editora, na Rua Vasco da Gama 18, em Olhão.

Em “Olhão fez-se a si próprio”, cuja primeira edição remonta a 2009, o autor (falecido em junho de 2013, aos 59 anos) investiga as razões históricas do sentimento separatista de Olhão em relação a Faro, e defende que é precisamente nesse sentido que deve ser entendida a sublevação de 1808 contra os ocupantes franceses. Para Rosa Mendes, a revolta contra o jugo francês foi também um grito de revolta contra as hierarquias políticas e administrativas de Faro, que em troca da manutenção dos privilégios assumiram uma atitude colaboracionista com um invasor que nada mais fez do que pilhar o país e roubar as suas populações.

Na obra que a ‘Sul, Sol e Sal’ toma a responsabilidade de reeditar, “o eminente historiador teve a capacidade ímpar de perceber a essência de um lugar nas suas múltiplas dimensões. De interpretar como ninguém as características que individualizam o território e estabelecem os traços identitários das suas gentes”.

- Publicidade -

Apoiado em fontes históricas e num conhecimento das vivências quotidianas da cidade, o autor ousou neste estudo, como em nenhum outro até ao momento, enfatizar o papel do povo como agente e motor do seu próprio destino. Posição que afrontou o discurso até então estabelecido e se consubstanciou numa narrativa que se demarca na interpretação dos factos e das causas que determinaram a génese e a emancipação de Olhão relativamente a Faro. Cidade de onde saíram os primeiros pescadores que, pelos inícios de 1600, e se “transladaram para leste, assentando junto ao poço”.

Razões suficientes para a editora voltar a fazer justiça a um livro que marca decisivamente a historiografia olhanense e a própria obra de António Rosa Mendes.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.