ALGARVE

Olhão promove saúde mental com criação de plataforma de apoio

Olhão promove saúde mental com criação de plataforma de apoio
Plataforma TECER Olhão
A Associação Movimento Juvenil em Olhão (MOJU) assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de outubro, com a criação da primeira plataforma digital para o trabalho em rede, anunciou a associação.

O projeto “SER Mental” – Serviço Especializado em Rede para a Promoção da Saúde Mental na Infância e Adolescência”, apresenta a Plataforma Digital para o Trabalho Colaborativo em Rede (TECER Olhão), uma ferramenta inovadora, destinada a profissionais e entidades da rede social.

Esta ferramenta visa facilitar o trabalho em parceria e a articulação interinstitucional, contribuindo para potenciar os recursos da comunidade e para aumentar a eficácia e a eficiência das respostas existentes e dos processos de intervenção no concelho e nas suas quatro freguesias.

A aproximação entre as entidades da comunidade e os seus profissionais constitui uma importante estratégia de promoção da saúde mental, que aumenta a capacidade de prevenir precocemente os fatores de risco e promover os fatores de proteção na infância e na adolescência.

Esta plataforma vem responder às dificuldades e necessidades identificadas pelos diversos parceiros sociais em 2019 e atualizadas em 2021 em virtude da crise pandémica. O projeto visa ainda o apoio ao processo de digitalização da intervenção social desenvolvida junto das famílias, reforçando o modelo de intervenção integrado no concelho de Olhão e a promoção e inovação no trabalho em rede.

A criação da Plataforma surge pela Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social cofinanciada pelo Portugal Inovação Social, CRESC Algarve, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu, que conta com cinco investidores sociais locais: o município de Olhão, a União de Freguesias de Moncarapacho-Fuseta, a freguesia de Quelfes e a freguesia de Pechão.

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste