Olhão será pioneiro na agricultura hidropónica urbana

ouvir notícia

O concelho de Olhão será o pioneiro da agricultura hidropónica urbana com a implementação de um projeto de empreendedorismo social chamado Agrolux, anunciou a autarquia.

Esta iniciativa da Câmara Municipal de Olhão e da cooperativa Grow in Peace vai funcionar no Sítio de Peares, às portas da cidade e consiste na instalação de uma estrutura com cerca de 2500 m2 para pessoas com algum tipo de incapacidade e desempregadas desenvolverem trabalhos agrícolas.

Esses trabalhos na agricultura vão permitir cultivar plantas em alturas apenas com água e nutrientes naquele terreno cedido pela Câmara Municipal de Olhão, na freguesia de Quelfes.

- Publicidade -

“Olhão está a caminhar para uma nova forma de interação em sociedade. Vamos criar a possibilidade de produzir alimentos, criar postos de trabalho e facilitar a inserção social de grupos de maior vulnerabilidade, motivando-os a serem produtores de hortofrutícolas”, refere o presidente da autarquia, António Miguel Pina, em comunicado.

Enquanto a estrutura é instalada, os 22 futuros agricultores, indicados por algumas instituições particulares de solidariedade social do concelho (IPSS), vão participar numa ação de formação.

“São legumes e vegetais que serão produzidos e consumidos no concelho e, se mais tarde houver produção para tal, poderão ser distribuídos a nível regional. Porque o Algarve não é só férias! O Algarve tem de ser sustentável e este projeto traz-nos isso mesmo: uma agricultura limpa e sustentável, porque não se gastará mais água do que aquela que é estritamente necessária, sobretudo numa região onde nos debatemos cada vez mais com a escassez de água”, acrescentou o autarca, explicando que “toda a água da rega é reutilizada, em circuito fechado, sem desperdícios.

No futuro, a venda destes produtos dos novos agricultores pode passar por hotéis, restaurantes, supermercados e até escolas e IPSS do concelho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.