Olimpíadas da Filosofia

LP
LPhttps://www.jornaldoalgarve.pt
Colaboradora. Designer.

Decorreram, nos passados dias 3 e 4 de maio, as Olimpíadas Nacionais da Filosofia, que já vão na sua 8.ª edição. O evento teve lugar na Escola Secundária António Damásio em Lisboa e estiveram representadas mais de 50 escolas públicas e privadas de todo o país, tendo participado mais de noventa alunos. Pela primeira vez participei neste evento, representando a Escola Secundária José Belchior Viegas de São Brás de Alportel e acompanhando dois alunos da mesma.


Confesso que o meu interesse pelo certame nunca foi muito grande por razões que vão desde o desinteresse pela Filosofia revelado por grande parte dos alunos, à falta de qualidade que muitos deles lhe atribuem, ao meu envolvimento pessoal noutras atividades, entre outros. E tudo era assim, até ao momento em que dois alunos da minha escola que frequentam o 12.º ano, e que não são nem nunca foram meus alunos, me contactaram no sentido de eu os acompanhar, uma vez que já tinham participado no ano passado, acompanhados pela sua professora, e queriam repetir a experiência. Não esperava mesmo que alguma vez houvesse alunos com tanto interesse pela Filosofia ao ponto de, não tendo já a disciplina, quisessem participar, pela segunda vez, nas suas olimpíadas, mesmo acompanhados por um professor que não conheciam. Como poderia não apoiá-los? Como poderia dizer-lhes que não? Só se houvesse um motivo de força maior que me impedisse. Mas não era o caso. E se, no meu entendimento, todo o interesse dos alunos por esta disciplina tantas vezes mal amada tem de ser o mais apoiado possível, eu não lhes poderia dizer que não.


Além da muito boa organização a cargo da PROSOFOS, Associação para a Promoção da Filosofia, e do pessoal da Escola Secundária António Damásio (gestão, docentes, não docentes e alunos), o que encontrei no evento foi uma autêntica bolha à prova do desvalor da Filosofia, tão latente e por vezes até socialmente presente de forma bem visível. Ali, todos os envolvidos não só gostam de Filosofia como a celebram e praticam. Os alunos discutiam assuntos filosóficos enquanto almoçavam e conviviam, os docentes trocavam experiências e pontos de vista e todo o ambiente era de verdadeira celebração da Filosofia. Foi muito bom tomar consciência do quanto a Filosofia está viva em Portugal.


Mas o melhor ficou para o final. Um dos alunos da minha escola, Duarte Amaro, foi selecionado para realizar a prova em língua estrangeira, o que significava que iria ficar classificado entre os 10 primeiros. Não fosse já isto um motivo de enorme satisfação, a sua posição final foi o 2.º lugar, medalha de prata, tendo sido um dos representantes portugueses nas Olimpíadas Internacionais da Filosofia juntamente com a 1.ª classificada, que tiveram lugar em Roma entre 16 e 19 de maio e onde obteve uma medalha de bronze. Foi absolutamente fantástico! O Algarve, São Brás de Alportel e a escola pública estiveram representados nas Olimpíadas Internacionais da Filosofia, onde conseguiram o bronze.


Mencionar aqui a escola pública faz todo o sentido, pois são quase sempre alunos do ensino privado que ganham as medalhas. Entre os dez primeiros, sete são da escola pública, da qual são também os medalhados com prata e bronze. Não haverá também aqui algum mérito do trabalho da escola pública? Parece evidente que sim, no que concerne ao desenvolvimento do gosto dos alunos pela disciplina e na oferta de condições para tal.


Esperemos que os alunos participantes continuem a gostar da Filosofia e que consigam futuramente torná-la mais presente na vida pública. Um grande bem haja para o Duarte Amaro, assim como para todos os outros alunos do Algarve, de onde estiveram 5 escolas públicas, e do país, assim como aos colegas de todas as escolas participantes, da escola anfitriã e à PROSOFOS. No próximo ano lá estarei por minha iniciativa, a menos que não tenha alunos interessados.


Para terminar, resta sublinhar dois factos demonstrativos de que estas olimpíadas estão a produzir efeitos positivos. O primeiro é o facto de o número de alunos participantes ter vindo a aumentar de ano para ano. O segundo é a realização, em Lisboa, das Olimpíadas Internacionais da Filosofia, no próximo ano.

António Macedo

*Professor de Filosofia e Dirigente Sindical do SPZS

Deixe um comentário

Exclusivos

Algarve comemora em grande os 50 anos do 25 de abril

Para assinalar esta data, os concelhos algarvios prepararam uma programação muito diversificada, destacando-se exposições,...

Professor Horta Correia é referência internacional em Urbanismo e História de Arte

Pedro Pires, técnico superior na Câmara Municipal de Castro Marim e membro do Centro...

O legado do jornal regional que vai além fronteiras

No sábado passado, dia 30 de março, o JORNAL do ALGARVE comemorou o seu...

Noélia Jerónimo: “Cozinho a minha paisagem”

JORNAL do ALGARVE (JA) - Quem é que a ensinou a cozinhar?Noélia Jerónimo (NJ)...

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.